Este mês, o Cinema e Psicanálise de Ribeirão Preto retoma suas atividades. Deixamos aqui um texto seguido de um vídeo da atual coordenadora do projeto, Maria Bernadete Figueiró de Oliveira:

O Cinema e Psicanálise de Ribeirão Preto é um projeto pioneiro da Diretoria de Cultura e Comunidade da SBPRP, existente desde 1999. Em 2017, completamos 18 anos de realização das atividades.

O projeto tem como objetivo estabelecer uma forma de comunicação com a população em geral, onde podemos apresentar o pensamento psicanalítico para a comunidade tendo como estímulo a arte cinematográfica, que se entrelaça com as questões humanas – questões estas inerentes ao viver de cada um de nós.

Os comentários tecidos pelos psicanalistas e o debate que acontece com o público nos permitem um intercâmbio de ideias, pensamentos e reflexões que representam uma oportunidade de enriquecimento pessoal. Assim, podemos transitar em torno do conhecimento psicanalítico de uma maneira mais próxima à comunidade.

Estamos há alguns anos apresentando o Cinema no anfiteatro da unidade de emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP (nos meses de março, abril, maio, agosto, setembro e outubro, em geral nas 4ªs sexta-feiras de cada mês, com início às 19h30). Temos também uma parceria com o Instituto Ferreira Ferraz, um espaço difusor importante de cultura e arte em Ribeirão Preto (as sessões são realizadas nos meses de junho e novembro, em geral aos 4ºs sábados de cada mês, com início às 14h30).