
Está se aproximando o próximo encontro do Terças na Sociedade, cujo tema é: NEM ISSO, NEM AQUILO: A EMERGÊNCIA BORDELINE NA CLÍNICA.
Conversaremos sobre o termo borderline, apresentando um percurso de seu uso – cuja origem é médica – com a descrição de quadros clínicos que não se enquadravam nas tradicionais nomenclaturas de neuroses ou psicoses. Tentarei apresentar um olhar psicanalítico, em que, invertendo o paradigma psiquiátrico descritivo, acessaremos uma outra lógica de limites e fronteiras, a partir do mundo interno, observando “de dentro”.
A enorme variabilidade com que os fenômenos psíquicos ocorrem na clínica desafia o analista a desenvolver um repertorio interno, de forma a ter “ferramentas” para se aproximar da experiência e vivê-la com seus analisandos, ainda que, paradoxalmente, não existam fórmulas ou técnicas definidas a serem aplicadas na sessão, nem fora dela. No entanto, em encontros como o das Terças, podemos conversar sobre nossas observações, emoções, medos e questionamentos, geradores de inspirações para as ocorrências da clínica. Essas últimas, ainda que em muitos momentos possam ser difíceis de sustentar, são potencialmente, ricas em aprendizado.
Espero vocês para essa conversa!
Beatriz Troncon Busatto
Membro Efetivo com Funções Didáticas da SBPRP
Deixe um comentário