A arte, por meio da riqueza de seus meios expressivos, tais como a literatura, a pintura, a escultura, a música, a dança, o teatro, o cinema, a fotografia, a arte digital, as histórias em quadrinhos e os jogos eletrônicos, entre outros, configura-se como um meio fértil para a expressão da vida psíquica, em suas diversas linguagens, seja no âmbito simbólico, seja nos caminhos para o alcance da mentalização, ou mesmo no automatismo de descargas de estímulos. Ao entrarmos em contato com ela, se nos desprendemos do juízo crítico da realidade objetiva, podemos alcançar a dimensão onírica, de forma semelhante ao que acontece na sala de análise. Deste modo, as manifestações artísticas colaboram
para a expansão da função psicanalítica da personalidade. Tendo em vista a importância maior de desenvolvermos o nosso próprio artista em nosso “Ateliê Psicanalítico”, uma menção poética utilizada por Bion em 1978, consideramos que visitarmos as expressões artísticas muito nos enriquecerá.


Gislene Andrade e Sônia Godoy

LEGENDA: via YouTube

Esta é uma escultura do instigante e questionador David Cerny; uma produção com alta tecnologia cibernética, onze metros de altura, construída com discos de aço inox espelhados. Trata-se de uma obra aberta que, assim como a psicanálise, estimula o nosso sentir, o deixar-se surpreender e a imaginação, recursos tão importantes no fazer do nosso ofício.

A obra retrata a “cabeça” de Franz Kafka, gigante literato, uma mente criativa que, apesar da política repressora sofrida, não inibiu infinitas expressões do humano. Cerny, a meu ver, realizou uma belíssima metáfora acerca dos movimentos psíquicos que merece ser conhecida. Transformando-se em configurações diversas, a escultura harmoniza e desarmoniza, não permanecendo em posição definitiva, assim como nós, psicanalistas, ao compreendermos a multidimensionalidade da mente, bem como a importância de movimentos provisórios e instáveis que exponham a dupla analítica a turbulências. São ciclos contínuos entre emoções, investigações e possibilidades de desenvolvimento do pensar que, quando não se fecham em segurança, ampliam a condição de sofrer as dores psíquicas, favorecendo a liberdade de ser si mesmo.


Quanto tempo temos até que nova onda de crença se desconfigure? Escultura K, estética do inusitado, da vida psíquica, da vida viva.

Podemos conjecturar que, de modo provocativo, a escultura está instalada ao ar livre, em exposição permanente, justamente em frente à prefeitura da cidade de Praga na República Tcheca.

Sonhe também o seu sentido…


Por Gislene Andrade