Dando continuidade ao nosso projeto “Composições: Arte & Psicanálise”, convidamos Paulo Ribeiro, Membro Efetivo da SBPSP e da SBPRP, Analista com Funções Didáticas da SBPRP, que escolheu a obra “Viewing Machine” do artista dinamarquês Olafur Eliasson, para analisar pelo olhar na psicanálise. Apreciem!

“Um modelo sobre a proximidade entre Psicanálise e Arte”

por Paulo Ribeiro

Freud e Bion nos recomendaram a disciplina da “atenção flutuante” e o estado mental “sem memórias, sem desejos, sem necessidade de compreensão ou coerência”, para, assim, acessarmos um ‘canal de estesia’ com a mente do analisando, favorecendo o trabalho intuitivo. Quando penso em ‘canal de estesia’, uma imagem surge em minha mente:

Essa obra se chama “Viewing Machine” (2001) e se encontra no magnífico museu a céu-aberto “Inhotim”, em Minas Gerais. Ela é feita em aço inoxidável e seu autor é o artista dinamarquês Olafur Eliasson (1967-).


A obra se baseia nos princípios do funcionamento do caleidoscópio. Ao manusear livremente a “máquina de observar”, podemos apontá-la na direção do nosso interesse e o resultado será a sobreposição dos inúmeros espelhos dispostos em diferentes ângulos dentro do tubo hexagonal, formando uma “complexidade”.


A escultura funciona como ferramenta que altera nossa visão habitual do mundo, proporciona um prazer lúdico que, em última instância, se relaciona a perceber a si mesmo e ao nosso entorno (o Outro) de forma inusual e complexa. O “senso comum” é questionado. Podemos conjecturar essa obra como um “modelo” de observação prismática da Realidade, capaz de decompô-la em suas múltiplas facetas: um modelo para o exercício da observação psicanalítica.

A apreensão estética, nas Artes, na Natureza etc., muitas vezes é relacionada com captações de associações livres, insights, rêveries, intuições ou fenômenos desta ordem. Isso é correto, mas não basta. Como propôs Bion, precisamos encontrar o artista que nos habita: “mesmo que não sejam psicanalistas, [as pessoas] precisam ser artistas durante a própria vida”. O ‘canal de estesia’, ou a “Viewing Machine”, é um modelo de acesso criativo para a observação da Realidade; seja ela a realidade externa ou a interna, as quais, aliás, são uma só.

Fotos: William Gomes / Fonte: https://www.inhotim.org.br/item-do-acervo/olafureliasson/