O projeto “Composições: Arte & Psicanálise” traz as reflexões da psicanalista Sandra Nunes Caseiro, Membro Efetivo com Funções Didáticas da SBPRP. Sandra se inspirou no filme Três mil anos de espera, de George Miller. Desfrutem!

“Arte, psicanálise e o Ser”

por Sandra Nunes Caseiro, Membro Efetivo
com Funções Didáticas da SBPRP

Em Três mil anos de espera de George Miller, Alithea (Tilda Swinton) é atraída por um frasquinho num bazar em Istambul. Defronta-se com o gênio (Idris Elba). O gênio estava preso no frasco há três mil anos e lhe oferece três desejos em troca de sua liberdade. Ouvindo as histórias das mulheres que ele amou, Alithea encontra seu primeiro desejo. O gênio, afinal, estava fora da garrafa, mas preso a Alithea. Um romance vai acontecendo, entretanto, ambos embaraçados em seus anseios. Somente quando Alithea
descobre a diferença entre “desejar amar” e “amar” é que consegue formular seus dois últimos desejos. Curioso é que o romance continua, não devido aos seus anelos, mas, ao irem tornando-se o que sempre foram, se amaram genuinamente.

Imagem via:
guiamoderno.com.br

Alithea vem do grego aletheia, que significa verdade, não uma verdade absoluta ou um dogma, mas o desvelamento da realidade. Qual a fronteira entre realidade e imaginação? Alithea escolhe ou é escolhida pelo frasco? Seria destino ou pré-concepção? Intuição?


Um foco indeclinável no trabalho psicanalítico é facilitar brotar, gestar, ou desenterrar o que é genuíno da personalidade de um indivíduo. Não que ele obterá uma carta de alforria para colocar em ação tudo o que quer e como quer. É justamente isso que estoura os relacionamentos e as instituições.
Mas para que deixe de ser escravo do que deveria ser, deveria sentir, deveria conseguir, deveria atingir… Para alcançar um vínculo de boa amizade dele com ele mesmo. O único caminho para isso é sentir o que se sente, ou, sofrer a dor, não importando de qual qualidade de emoção ela emana. É tão complexo saber-se triste, odioso, ou invejoso, quanto saber-se amoroso, satisfeito ou feliz.

E o que você vê, você sente
Tornando-se real, siga seu caminho
Durante todo o caminho

(Sunns – 2020, música tema do filme)