Estamos todos de parabéns em nossa Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto! Comemoramos com muita alegria e orgulho 30 anos da passagem para Grupo de estudos reconhecido pela IPA, do que hoje se tornou nossa Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto.

No XXXVIII Congresso Internacional de Psicanálise realizado em Amsterdã, entre 25 a 30 de Julho de 1993, um grupo de psicanalistas de Ribeirão Preto foi aprovado e reconhecido pelo Executive Council da IPA, como um Grupo de Estudos. O Sponsoring Committee designado para supervisionar, orientar e decidir, fiscalizando o desenvolvimento do Grupo foi constituído pela dra. Jacqueline Amati Mehler, dr. Moisés Lemlij e dr. Hernán Davanzo Corte.

Essa conquista abriu caminho em direção a uma Sociedade Provisória e a uma Sociedade de Psicanálise Independente, como somos hoje!
Nos congratulamos com os psicanalistas que fizeram parte dessas primeiras conquistas, pois abriram o sertão para que pudéssemos hoje usufruir das veredas que encontramos por aqui.

Lembramos com saudades da primeira diretoria eleita: presidente dr. David Azoubel Neto, diretor científico dr. José Américo Junqueira de Mattos, secretária dra. Lenise Lisboa Azoubel e tesoureiro dr. José Francisco de Oliveira. No Instituto tivemos a sra. Suad Haddad de Andrade e secretariando o Instituto tivemos o dr. Luiz Antônio Bocchino de Toledo.

Queremos homenagear ainda as três primeiras candidatas do Instituto: sra. Cecília Barreto Dias, Sra. Maria Aparecida G.B. Pelissari e dra. Maria Auxiliadora Campos.
Foram elas que se constituíram na primeira turma do então Grupo de Estudos de Psicanálise de Ribeirão Preto.
Motivo de enorme orgulho e satisfação para todos nós membros dessa Sociedade!

Fotos por gentileza do Arquivo e Memória.


Referências: Mestriner, Campos e Mestriner (2020) Primórdios da Sociedade
Brasileira de Psicanálise de Ribeirão