A Diretoria de Publicações, através do projeto “Compartilhando Pensamentos”, nos traz breves estímulos, como “aperitivos”, para a leitura do preciosíssimo acervo, contido no livro “Suad Haddad de Andrade: obra selecionada.
Com esta postagem, nos despedimos das contribuições da Diretora de Publicações, Sônia Godoy, que se estendeu ao longo do período 2022-2024, finalizando aqui também o setor de produção de conteúdos de sua produtiva, criativa, e agregadora gestão!
À Silvana Andrade, damos nossas boas- vindas!
Gislene Andrade Santos

Sobre a face libertadora e a verdade em psicanálise:
“… perceber que estou a todo momento me assumindo é assustador. Se consigo ver que na verdade faço o que quero, o que escolhi, isso me acalma extraordinariamente. E principalmente me mobiliza, passo a ampliar meus recursos, aqueles que tenho, só os que tenho. Não precisamos, nunca, mais do que temos! Precisamos é saber usufruir: do que é nosso, do que a natureza nos deu e que podemos e devemos tentar ampliar, sempre. Porque isso é da vida. Isso é a vida.”
Sobre o outro:
“O outro me assusta, me incomoda, mas é ele quem me define, ou me possibilita me definir, descobrir quem sou, quais meus recursos, quais minhas limitações.“
Sobre o ser velho e capacidades possíveis:
“Não precisar mudar o mundo porque acredito que ele mudará naturalmente, no momento possível”;
“Me encantar com as pessoas e sua criatividade”;
“aceitar o desprezo dos jovens”;
“pensar na morte, sem pânico, com tranquilidade”;
“discriminar o que é importante”…
Sobre a Verdade:
“A verdade assusta. A verdade acalma. A verdade amplia.”
Sobre o nascimento da Psicanálise:
“Foi assim que a Psicanálise nasceu, tentando fazer as pessoas se darem conta do que não sabiam delas mesmas.”
Deixe um comentário