A escuta atenta ao sofrimento humano em suas mais variadas formas se constitui como um dos pilares da psicanálise e da formação de novos psicanalistas. Para além dos consultórios, esta escuta se dirige ao mal-estar social e da cultura, de forma que este sofrimento possa encontrar abrigo em nossos consultórios.

O DAP, atento as suas funções, se configura como o braço da SBPRP que oferece esta escuta atenta àqueles que não tem a possibilidade, por quaisquer motivos, de buscar por um psicanalista pelas vias mais tradicionais, e desta forma, pretende preencher esta lacuna, oferecendo análise e supervisão nos consultórios de seus membros por valores mais acessíveis.

Em consonância com o que ocorre a nossa volta, nos cabe considerar a importância da escuta neste mês de janeiro, mês dedicado a campanha para à conscientização sobre a saúde mental, promovendo reflexões e ações que valorizem o bem-estar emocional.

Nesse contexto, a escuta ganha um papel fundamental. Ouvir de forma atenta e empática é um gesto poderoso que pode aliviar angústias, fortalecer laços e abrir caminhos para o diálogo sobre sentimentos e dificuldades.

A SBPRP, por intermédio do DAP, está de portas abertas. Nosso departamento está composto por um grupo de profissionais capacitados e disponíveis a acolher a todos interessados.

Você pode acessar o serviço através do nosso site: https://sbprp.org.br/produto/atendimento-psicanalitico/

Comissão DAP:

Maria Aparecida Garcia Galiote Brossi Pelissari – Coordenadora

Cecilia Barreto Dias

Maria Aparecida Senna de Oliveira

Mauro Campos Balieiro