“Quem veio hoje para a análise?”

A cidade de Lubeck, Alemanha, comemorou em 2024 o aniversário de 100 anos do livro A montanha mágica de autoria de seu originário escritor Thomas Man. O romance, que levou 12 anos para ser concluído, se passa numa clínica de saúde nos Alpes Suíços, destinada à recuperação de pessoas com doenças pulmonares.
O personagem central da história é Hans Castorp que viaja até lá para visitar seu primo doente. Durante a viagem de ida pensa que seria apenas uma interrupção de sua vida, cumpriria a visita em três semanas, e estaria de volta para retomá-la de onde parou. Seria apenas um breve hiato. Hans Castorp é fisgado pelo universo da clínica, e acaba por lá permanecer sete anos. Castorp passa a conviver com outros dois personagens: Settembrini, ideologicamente progressista e defensor da liberdade individual, e Nafta, com uma ideologia oposta, que desejava o domínio da sociedade por um regime totalitário. Hans Castorp consome horas refletindo sobre esses temas, numa constante tormenta interna, oscilando ora para um, ora para outro polo. Durante o romance emergem conteúdos sobre o progresso, a ciência, o amor, a sexualidade, o feminino, o masculino, a atração erótica, o corpo, a mente, a violência, a guerra, a doença, o enfermo em seus aspectos deíficos e de putrefação, o futuro, a morte, o tempo… Além dos limites da clínica, o mundo estava todo dividido, apresentando os sintomas da existência de posições ideológicas tão antagônicas e radicais. As pessoas haviam desaprendido a se ouvirem. Não havia con-versas, só empenho em impor ideias de um para outro. Em meio a esse caos desesperançoso em relação ao futuro, Castorp termina por desaparecer no tumulto de uma batalha da primeira Guerra mundial.
O tema do 35 Congresso Latino-Americano foi Intolerância, fanatismo e realidade psíquica. O VI Congresso de Psicanálise de Língua Portuguesa, com o tema Como se fabrica a guerra, como se constrói a paz, aconteceria em Maputo, 2 Moçambique em dezembro de 2024. Foi adiado para maio de 2025 devido ao instável e violento clima político na cidade sede. O XXX Congresso Febrapsi em outubro de 2025 traz o tema: Sexualidade: o tumulto das diferenças.
Estamos todos personagens do romance. O mundo continua dividido entre opiniões e ideologias incompatíveis, com cada grupo gritando do alto de seu Monte Branco. O recurso da fala, mediado pela condição de pensar sobre pensamentos e criar, é pouco utilizado e muitas vezes ausente. Imersos nesse confuso mundo, como estamos vivendo? Como estamos sofrendo? Percebemos essa balburdia?
Nos mantemos alheios a ela? Como esse contexto invade nossas vivências cotidianas? Invade? Dói? Onde dói? Como dói?
Na clínica, o psicanalista trabalha junto a seus analisandos, indivíduos que, se nos procuram, estão em alguma qualidade de sofrimento. O psicanalista, encontrando a singularidade de dado momento, talvez possa colocar em palavras como é o sofrimento presente. Em parceria com o analisando, busca desgrudar os polos opostos das múltiplas experiências que vão tomando cena, acreditando no potencial de abrir espectros que deslindem novas possibilidades.
Faz mesmo cem anos que o romance de Thomas Man foi escrito? Essa obra prima (assim como outros talentosos autores – tradutores de almas) delata/revela a condição humana – precariedades e ampliações que nos pertencem e acompanham – em uma “modernidade” persistente e conhecida.
Em meio a esta perene turbulência, o Conselho Editorial da Revista Berggasse 19 convida a todos a escreverem sobre o tema: Quem veio hoje para a análise?
A Berggasse 19 traz novidades. Agora é uma revista de fluxo contínuo, o que significa que os artigos cujos autores autorizarem sua publicação virtual, serão postados na revista virtual assim que terminarem o processo de elaboração para publicação. Os artigos autorizados apenas para a publicação na revista física 3 aguardarão o lançamento de nossos dois cadernos físicos anuais, um no primeiro e outro no segundo semestre do ano.
O tema “Quem veio hoje para a análise?” será para todo o ano de 2025, durante o qual estaremos preparados para receber os artigos e curiosos para conhecer um pouco do pensamento e da clínica de nossos colegas.
Consulte as normas para submissão de artigos no seguinte link: https://sbprp.org.br/wp-content/uploads/2021/08/Normas-Berggasse-19-paraautores-1.pdf.
Envie seu artigo para o e-mail: berggasse@sbprp.com.br
Aguardamos sua contribuição com entusiasmo!
Com os melhores cumprimentos,
Conselho Editorial da Berggasse 19