No primeiro semestre de 2025, a SBPRP recebeu o reconhecimento pela IPA premiando dois projetos de seus membros. O Projeto “Terças na Sociedade: semeando a Psicanálise” que recebeu o 2º lugar na categoria Educação do IPA in Community and the World Awards 2025. E o trabalho de pesquisa intituladoModalidades de análise didática para a formação de analistas: similaridades e contrastes entre análise tradicional e teleanálise examinados por meio de grupos focais. OPrêmio foi o de Contribuição Excepcional à Pesquisa Psicanalítica – Simon Kempe como melhor trabalho da América Latina.

Premiar a ação de projetos e trabalhos de uma dada instituição tem amplo significado para o grupo de pessoas que a compõem, tanto por receberem o reconhecimento de sua capacidade de organização em grupos como por reunir ideias e métodos de transmissão e pesquisa em Psicanálise.

            Esse reconhecimento fortalece e estimula a instituição a seguir compondo e criando possibilidades de ações frente às mudanças significativas dos novos tempos. Quando a catástrofe da pandemia de COVID 19 (2020-2023) se impôs e nos exigiu distanciamento social e reconhecimento profundo da fragilidade humana, fomos obrigados a recorrer às novas tecnologias que nos permitiu mantermos nossas atividades de modo remoto.

            Naquela ocasião, a SBPRP atenta aos novos desafios, reuniu seus membros com a proposta de observar e pesquisar a nova situação emergencial. Estávamos vivendo no coletivo, algo análogo a uma situação de análise, observávamos o trânsito das emoções voláteis enquanto as vivíamos e simultaneamente tentávamos pensar sobre elas.

Nasceu nossa sede virtual desse grupo de trabalho, que nos ofereceu recursos tecnológicos para seguir com todas as atividades do Instituto, as reuniões científicas, os eventos nacionais e internacionais, as reuniões internas. Enfim, seguimos com nossas atividades societárias.

Concomitantemente, outro grupo de pessoas se reuniu para pesquisar e estudar sobre o tema teleanálise e, após cinco anos de dedicação, publicou o trabalho científico premiado pela IPA.

            O projeto “Terças na Sociedade: semeando a Psicanálise completou dezesseis anos de existência. Trata-se de um trabalho de extensão à comunidade, dirigido a Psicólogos e Médicos interessados na teoria e prática da Psicanálise. O projeto envolve vários Psicanalistas da sociedade convidados a proferirem suas ideias a respeito de diversos temas relevantes às questões atuais.

A ação de reunir pessoas em torno de uma determinada ideia requer disponibilidade de horas de trabalho e perseverança. Imaginamos que o combustível de sustentação de tamanha dedicação seja a paixão pela Psicanálise, a Fé em seu método e a capacidade de aprender com a experiência.

            Registro importante na história da SBPRP, as premiações são selos de qualidade, contudo, acreditamos no valor simbólico a nos estimular a sonhar, a compor e a acreditar no potencial humano que nos compõe enquanto grupo.

            Parabenizamos e agradecemos a todos os membros envolvidos nos projetos premiados por essa cota de alegria, paixão, reconhecimento, vigor e perseverança. Esses são recursos imateriais necessários a todos nós que exercemos a Psicanálise.

Texto de Ana Lúcia dos Santos – Membro Filiado da SBPRP
Comissão do BLOG 2025:
Ana Lúcia dos Santos
Maria Lucimar Fortes Paiva
Patrícia Bolfe
Vítor Pezatti