Em 1902, um pequeno grupo de pessoas passou a se reunir em torno de um mestre para discutir as ideias nascentes da Psicanálise. Freud e seus discípulos denominaram este grupo de “Sociedade Psicológica das Quartas-Feiras”. Esta experiência se constituiu como o verdadeiro embrião do que viria a ser as Sociedades Psicanalíticas que formariam a IPA a partir de 1910.
Inspirados por esta experiência, com seu espírito libertário e questionador, a SBPRP tem oferecido à comunidade diversas atividades que se propõem a ser incubadoras de mentes criativas e pensantes. Dentre elas se encontra o projeto “Terças na Sociedade”.
Composto de dois momentos, denominados de Semeando e Clinicando, a SBPRP abre suas portas para também se enriquecer com a presença questionadora de todos os participantes.
O Semeando é aberto a todos os interessados, e oferece um espaço de diálogo sobre teoria e técnica da psicanálise, assim como uma reflexão sobre as grandes questões de nosso tempo. Já o Clinicando é um seminário clínico oferecido aos alunos concluintes dos Cursos de Psicologia e aos residentes de psiquiatria das Universidades parceiras do projeto.
A grade de programação deste ano considerou as diversas sugestões que recebemos dos participantes do Terças no ano de 2016, e foi pensada com a intenção de capturar o que nos pareceu ser pertinente ao momento atual, questões ligadas à prática clínica, aos eventos nacionais e internacionais e à teoria psicanalítica.
Com entusiasmo e esperança de que a presença de todos possa ampliar ainda mais estas discussões, convidamos todos a participarem das atividades do “Terças na Sociedade” de 2017:
Comissão Terças na Sociedade:
Cristiana Del Guerra Prota Crippa
Cristina Mendonça
Fabiana Elias Goulart de A. Moura
Marta Maria Daud
Mauro Campos Balieiro
Deixe um comentário