O filme a ser apresentado no próximo Cinema e Psicanálise de Ribeirão Preto é “Laranja Mecânica”. Saiba mais sobre o enredo e o personagem principal:

curiosidades_laranja_mecanica_8
Cena do filme “Laranja Mecânica” (Imagem: reprodução)

Laranja Mecânica revela um impacto dramático ao se apresentar como história literária e como filme. Segundo algumas críticas, isso teria a ver principalmente com o extraordinário personagem Alex, concebido por Anthony Burgess no seu brilhante e original romance. Aaron Stern, o antigo chefe do conselho de classificação da MPAA (Motion Picture Association of America), que é também um psiquiatra praticante, sugeriu que Alex representa o inconsciente: o homem no seu estado natural.

Alex fazia parte de uma gangue de adolescentes que saem em busca de diversão e a realizam de uma forma controversa e um tanto polêmica. Ele acaba sendo preso pelo governo e submetido a um método experimental de recondicionamento de mentes criminosas, o método Ludovico, considerado “a cura Ludovico”, ou seja, um processo de civilização. A doença que se segue passaria a ser vista como a neurose imposta pela sociedade.

Alex tem vitalidade, coragem e inteligência, porém não podemos deixar de ver que ele traz em essência algo de estranho, sentindo um prazer ao ver a violência acontecer. Mas também não podemos deixar de ver o quanto ele nos fascina com seu carisma e carência. Sua família parece não ser um exemplo de cuidados e aconchego. Ele mostra em muitos momentos sua ingenuidade de menino mimado que não aprendeu os limites necessários para a vida real, e em seu olhar é possível reconhecermos uma profunda dor e desamparo. Talvez por essas controvérsias é que podemos localizar um estranho tipo de identificação psicológica com ele que ocorre gradualmente, apesar de ser repelente o seu comportamento. Kubrick relata que isso ocorre por duas razões. A primeira: Alex é sempre completamente honesto na sua narrativa em primeira pessoa, talvez até mesmo de forma bastante dolorosa. Segundo: porque, em uma camada inconsciente, suspeita-se que todos nós dividimos certos aspectos de sua personalidade.

Em entrevista, Malcolm McDowell (Alex) revela que perguntou a Burgess (autor do livro) o que significaria “Laranja Mecânica” e obteve como resposta que este teria ouvido a frase em um pub no leste de Londres. Um cockney disse: “Ele é tão estranho quanto uma laranja mecânica”. McDowell fala que teria entendido o significado como sendo ele peculiar e diferente, um título perfeito.

por Comissão do C&P de Ribeirão Preto

Inscrições apenas pelo site da SBPRP. Vagas limitadas.

Inscreva-se!

http://www.sbprp.org.br/site/eventos_show.php?id=17