“Se eu fosse você”: Considerações a respeito do conceito de Identificação Projetiva

por Rachel Lomonaco Beltrame

Em “Notas sobre alguns mecanismos esquizóides” (1946) Melanie Klein formula a identificação projetiva como um mecanismo defensivo frente às angústias esquizoparanoides. Trata-se de uma forma específica de identificação que tem um caráter de expulsão violenta de partes do self para dentro do objeto, enfraquecendo o ego, gerando confusão e indiscriminação entre sujeito e objeto.

No texto “Sobre a identificação” (1955), Klein, entre outras questões, comenta o aspecto não patológico da identificação projetiva, aproximando-o do conceito de empatia. Utiliza-se do romance do escritor francês Julien Green,  If I were you,  publicado em 1947, cuja trama se inicia no momento em que o diabo oferece a Fabian, protagonista da história, o poder de habitar e substituir o corpo e a vida de outra pessoa.

Vou me utilizar deste texto de Klein como pano de fundo para fazer algumas considerações a respeito deste conceito, na próxima terça dia 13 de março, privilegiando o papel que a inveja e o ódio desempenham em algumas relações objetais. Em seguida penso fazer uma aproximação à expansão proposta por Bion que considera este mecanismo como a primeira forma de comunicação entre a mãe e o bebê, vinculo este que irá propiciar o desenvolvimento da capacidade de pensar.

Irei ilustrar a minha apresentação com fragmentos de textos literários e eventualmente de algum material clinico. A discussão será enriquecida com a leitura prévia de “Notas sobre alguns mecanismos esquizóides” e “Sobre a Identificação” ambos de Melanie Klein. Espero vocês lá!

Referencias Bibliográficas

Green, Julien – Se eu fosse você… Ed Siciliano,1995.

Klein, M. (1946/1991). Notas sobre alguns mecanismos esquizóides In R.Money-Kirle (ed.), Inveja e Gratidão e outros trabalhos.(pp.70-79). Rio de Janeiro: Imago.

—————- (1957/1991) – Sobre a identificação In R.Money-Kirle (ed.), Inveja e Gratidão e outros trabalhos.(pp.70-79). Rio de Janeiro: Imago.

 Sugestões de leitura

Cervantes, M – Dom Quixote I/VIII In Wikisource, a biblioteca livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2017. Disponivel em https://pt.wikisource.org.

Dias , R.C. Da experiência psicológica a uma noção do contar em Grande Sertão Veredas  Ayvu, Rev. Psicol., v.03, n.01, p. 85-115, 2016.

Leminski, Paulo (2013) : Quarenta Clics em Curitiba IToda poesia (p.20)  Ed Companhia das Letras,  São Paulo

Rosa, Guimarães (1962/1988) – “O Espelho” In Primeiras Estórias (pp 65-72) Ed Nova Fronteira RJ.