O próximo Terças na Sociedade será realizado no dia 05 de junho, às 20h. Desta vez o tema é: “O que vem primeiro, o ovo ou a galinha?” – Conversando sobre algumas ideias de Bion em “Uma teoria sobre o pensar”, com comentários de Beatriz Troncon Busatto.
*Obs: inscreva-se pelo site da SBPRP:
http://www.sbprp.org.br/site/eventos_show.php?id=47
Palestrante: Beatriz Troncon Busatto – Membro Efetivo e Analista com funções didáticas da SBPRP.
No próximo dia 5 de junho conversaremos sobre um importante trabalho de Wilfred Bion: “Uma teoria sobre o pensar” de 1962, tendo como base epistemofílica as ideias do filósofo Kant. Trata-se de uma elaboração do autor de sua grande experiência de atendimento de pacientes psicóticos, o que permitiu a ele compreender melhor a concretude dessas mentes, em contraste com a natureza imaterial (simbólica) da capacidade para pensar os pensamentos.
Me encanta nesse texto que Bion expressa em sua escrita exatamente aquilo sobre o que está discorrendo: a condição de pensar que se dá em saltos, em ciclos, em rupturas! Temos a sensação de não entendimento, da passagem sem transição, de um tópico a outro, de ficar sem compreender o que se lê. Essa pode ser nossa grande dificuldade em estudar Bion ou nossa oportunidade de envolvimento num universo desconcertante, genial e paradoxal. Oportunidade de nos aproximarmos não exatamente da obra em si mas de nossa própria ignorância dos fenômenos da mente, mas que podem “vir-a-ser” pensados. Novamente: isso pode ser angustiante e na angústia ficarmos, ou então, constituir-se em uma nova chance de desenvolvermos aquilo que (ainda) não sabemos, não pensamos e não conceituamos.
Bibliografia básica:
Bion, W. R. (1994). Uma teoria sobre o pensar. In: Second Thoughts: Estudos psicanalíticos revisados. Rio de Janeiro: Imago.
Bibliografia complementar:
O’Shaughnessy, E. (1990). A teoria do pensar de W. R. Bion e novas técnicas em análise de crianças. In: Melanie Klein Hoje. vol.II. p. 196-210. Rio de Janeiro: Imago.
Deixe um comentário