Em julho também teremos nosso Terças na Sociedade!

O evento será realizado no dia 3 de julho, desta vez com o tema: “Pensamentos Selvagens”. Quem irá falar sobre o assunto é Mario Luiz Prudente Correa, Membro Associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP) e da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP).

*Obs: inscreva-se pelo site:

http://www.sbprp.org.br/site/eventos_show.php?id=55

Pensamentos Selvagens

Mario Luiz Prudente Correa

Se um pensamento sem pensador aparece, pode tratar-se de um ‘pensamento extraviado’ ou pode vir a ser um pensamento com nome e endereço de um proprietário colado nele, ou pode ser um simples ‘pensamento selvagem’. O problema diante do brotar de um tal pensamento, é o que fazer com ele: o certo, se for mesmo selvagem seria domesticá-lo. Pretendo considerar a seguir como se pode tentar fazer isso. Se o nome e o endereço do proprietário estiverem colados nele ele poderia ser devolvido ao dono, ou você podia deixá-lo de sobreaviso para vir buscá-lo quando quisesse”. – W. R. Bion, Domesticando Pensamentos Selvagens

Caros amigos, Pensamentos Selvagens é o tema escolhido para o Encontro Internacional Bion2018, congresso que será realizado em Ribeirão Preto dias 26, 27 e 28 de julho próximo. E o Terças na Sociedade oferece uma oportunidade para nos reunirmos e conversarmos.

Bion sugeriu que no lugar onde um grupo de indivíduos se reúne surgiriam também, como que “flutuando ao redor”, pensamentos sem pensador em busca de uma mente ou personalidade que os acolha e lhes dê um abrigo…

Imaginação especulativa, ideias especulativas e razão especulativa, seriam meios de captação e acolhimento temporário desses pensamentos.

Se bem que isso seria pedir bastante de um grupo, já que pensamentos sem pensador, esses pensamentos extraviados, podem também ser pensamentos selvagens! E, normalmente, gostamos de nossos pensamentos na medida em que se mostrem domesticados, ou civilizados, ou bem treinados e racionais.

Em suma, alguma coragem e ousadia seriam necessárias para coleta dessas criaturas na sua ‘rede’ de introspecção. Esse é um preço a pagar. Como compensação o germe de algo científico poderá vir a surgir. E quando isso acontece, podemos estar testemunhando o nascimento de um analista-embrionário.

Estão todos convidados e até lá!

Referência Bibliográfica

BION, W. R. (1977). Domesticando Pensamentos Selvagens. São Paulo: Blucher Karnac, 2017.