Uma vez que o XXVII Congresso Brasileiro de Psicanálise será realizado em Belo Horizonte (MG), em junho de 2019, trazemos hoje uma Dica Cultural muito especial sobre o Inhotim, maior centro de arte ao ar livre da América Latina:
—
UMA TRAVESSIA VIVA POR INHOTIM
por Ana Márcia Vasconcelos de Paula Rodrigues, membro associado da SBPRP
Você já foi a Inhotim? Sabe onde fica? Se ainda não foi, tomara que fique curioso para conhecer o “Nhô Tim” através dessas poucas palavras de puro encantamento e reconhecimento de um parque-museu incomparável e único no planeta.
É “logo ali”, no interior de Minas Gerais, encoberto e escondido entre suas montanhas, a sugerir aos visitantes desavisados que tudo ali é entrega e descoberta.
Se Minas é fundo e dentro, como já disse o poeta, Inhotim também se situa no interior, no mais fundo e íntimo de nós mesmos, e precisamos de longas trilhas e veredas para chegar a obras de verdadeira e inconfessável arte.
Neste espaço interior-exterior, Inhotim é espaço livre dos excessos do conhecimento pedagógico, a nos convidar para uma experiência interativa, lúdica, onírica, para aprendermos a apreender a rica e abundante natureza selvagem e cósmica a nos aproximar de nossa complexa e impactante natureza humana.
Em ambiente de confluência natureza-cultura, descobrimos o que é arte paisagística na forma de majestosos jardins tropicais envolvendo modernas ilhas arquitetônicas de obras de arte contemporânea. A ressonância sensorial e emocional visceral destas obras nos captura, e precisamos acalentar nossa alma em enormes bancos de tronco de madeira e deixar a mente vagar pelo verde de uma imensa variedade de plantas ou pelo azul incomparável de lagoas que refletem os céus, ao som do vento nas palmeiras.
A experiência estética de contemplação da natureza ao redor nos prepara para a ambivalente vivência de imersão nos surpreendentes pavilhões de arte moderna construídos com criatividade e tecnologia de ponta.
E no vão desses espaços reinventados no seio de mata tropical, sentimos a pulsação viva de um estar num mundo original, um parque-museu de vanguarda, que está entre os 25 melhores do planeta, a nos fazer sentir orgulho por termos nascido e pertencermos à terra brasilis.
E fiquei a pensar se não há mais em comum entre Inhotim e a Psicanálise do que pode nossa vã consciência imaginar. Responda-me você.
Bom Inhotim!
—
Para saber mais, acesse o site oficial: http://www.inhotim.org.br
Deixe um comentário