Nos meses de outubro e novembro, o Cinema & Psicanálise de Ribeirão Preto mudará sua rotina: os filmes acontecerão nas segundas semanas de cada mês.
O próximo C&P será realizado nesta sexta, dia 11 de outubro. Lidia Neves Campanelli irá apresentar o filme “Trama Fantasma”.
“Trama Fantasma”, dirigido por Paul Thomas Anderson, foi lançado no Brasil em fevereiro de 2018. O diretor tem no seu currículo cinematográfico filmes consagrados pelo público e pela crítica, como “Magnólia”, “Boogie Nights”, “Sangue Negro”, “O Mestre”. Compondo a atmosfera do filme temos a bela trilha sonora de Jonny Greenwood, guitarrista do Radiohead e parceiro musical do diretor.
O filme conta a história de Reynolds Woodcock, famoso estilista londrino nos anos 50 e sua relação com a vida, com as mulheres e, em especial, com Alma, uma garçonete que conhece em uma de suas idas ao campo. A vida de Reynolds gira em torno dos suntuosos vestidos que desenha e confecciona em seu atelier de costura.
Trabalhando dentro de uma rotina rígida e padronizada, Reynolds acredita ser inacessível a vínculos. Assim, considera o que produz em seu atelier muito mais valioso do que algo que pudesse ser vivido em uma ligação afetiva. Sua relação com as mulheres era efêmera, durava o curto espaço de tempo em que eram suas musas inspiradoras, para depois caírem em completo e irreversível desagrado até serem convidadas a sair de sua vida.
Acompanhando seus passos, podendo prever milimetricamente suas atitudes e decisões, está a irmã, Cyril. No entanto, este arranjo de vida não está blindado. Reynolds descreve a apreensão de uma “atmosfera discreta de morte”, infiltrando-se na cena do seu dia a dia, cena esta que mimetiza vida e criatividade.
Alma, por sua vez, encanta-se com o mundo sofisticado de Reynolds. Ao vestir suas roupas, ganha existência em um corpo perfeito e, por um tempo, adere à posição que lhe é oferecida, mas, quando percebe os sinais de desinteresse de Reynolds e o final que a aguarda, cria uma estratégia perturbadora, profundamente invasiva e controversa.
Convido você a participar do Cinema e Psicanálise de outubro para assistir “Trama Fantasma” e participar da conversa sobre as várias questões que este filme suscita.
Lidia Neves Campanelli
Psicanalista – Membro Associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto
Deixe um comentário