No último evento organizado pelo Grupo de Estudos de Família e Casal da SBPRP: “O casal e a Família no divã”, foi realizado com muito sucesso o lançamento do caderno n 2 do vol IX da nossa querida Revista Berggasse 19.

Para este caderno, convidamos nossos autores a escreverem inspirados pelo prefixo trans. Fomos surpreendidos pela diversidade de sentidos dos artigos que recebemos e publicamos: vetores para dentro e para fora do “ponto de origem” que denominamos mente. Para dentro, buscando perscrutar dimensões inconscientes inicialmente inconcebíveis e, para fora, indicando que somos parte de um “todo-infinito”, derrotando a possibilidade da existência de um observador neutro. Uma vez mais, para dentro, observando o entre analista e analisando; e para fora, utilizando o conhecimento psicanalítico para o atendimento de casais e famílias e outras modalidades de encontros.

Em nossa opinião, essa diversidade configura parte da espiral ascendente do desenvolvimento de nossa disciplina. Citando apenas alguns títulos do conteúdo desse caderno: “Reflexões pessoais sobre o prefixo grego trans”, “Notas sobre a observação de bebês na prática psicanalítica (tradução do texto de Esther Bick)”, “O universo da cibernética e o vínculo analítico: transitando entre diferentes dimensões e novos caminhos”, “Transitando pelo erótico, o pornográfico e o obsceno: um olhar psicanalítico”.

Este caderno, como qualquer dos anteriores, e mesmo uma assinatura da revista, pode ser adquirido através do site da SBPRP:

https://www.sbprp.org.br/site/revista.php