O próximo Terças na Sociedade será realizado dia 11 de Agosto, desta vez em formato on-line. O tema a ser conversado é “Função Paterna”, com o palestrante Alexandre Martins de Mello, membro efetivo da SBPRP.

> Clique aqui para se inscrever

A importância da função paterna para a constituição do ser

por Alexandre Martins de Mello

Como nos tornamos quem somos?

Essa é uma das perguntas mais instigantes e talvez como toda boa pergunta não temos uma resposta pronta.

A partir de um sonho contratransferencial, nossa conferência versará sobre a Função Paterna, o Complexo de Édipo e seu papel na constituição do EGO. Assim, falaremos sobre a importância do casal parental e da função paterna no desenvolvimento mental do ser humano. Além disso, teceremos algumas considerações sobre a relevância do ser na sua existência social, ressaltando as dimensões éticas implicadas no desenvolvimento humano.

Raul Hartke (2018), em um excelente artigo, revisa a teoria geral do Complexo de Édipo em Freud, Melanie Klein, Lacan, Bion, Meltzer, André Green e Chassegnet-Smirgel. Entre todas as abordagens, para desenvolver as questões propostas pela pergunta a respeito de nos tornarmos quem somos, falaremos sobre as proposições de Bion e Meltzer para a constituição do indivíduo e sobre Lacan, Paim Filho e Freud para situar o ser diante de seu grupo social e das leis.

Segundo Tiburi, tornar-se quem se é significa tornar-se um sujeito de seu tempo. Refletindo sobre essa dimensão temporal, encerraremos a conferência postulando a importância do vir a ser, em combinação com o conhecimento do ser no passado e no seu presente.