texto por Guiomar Papa de Morais, Coordenadora Comissão Científica da SBPRP
Toda a Comissão Organizadora está trabalhando a todo vapor para a realização da V Bienal no formato online! Os programas científico e cultural continuam sendo cuidadosamente pensados para abordar temas que vem atravessando a história da humanidade, instigando a busca de compreensão de nós mesmos, nossas relações interpessoais, os grupos e as instituições. Estamos convictos que este momento inédito que estamos atravessando com a pandemia, nos aponta ainda mais para a necessidade de nos atualizarmos em reflexões para os novos tempos que parecem estar se configurando. Acreditamos que a reflexão juntamente com o contato com a emoção pode reconstruir subjetividades e expandir nossa humanidade.
Serão quatro encontros, às sextas das 19:30h às 21:30 e sábado das 10h às 12h:
I – 6 e 7 de novembro de 2020
Abertura no dia 6 com apresentação virtual da Orquestra Mundana Refugi e a conferência “100 anos do ‘Além do Princípio de Prazer’”, com o psicanalista Ignácio Paim Filho. No dia 7, a Companhia de Dança Plêiade abrirá as reflexões sobre “Afinal, quem é o vilão? – Das atrocidades à irreflexão, de que maldade falamos”, com o filósofo e historiador José Alves de Freitas Neto e a psicanalista Silvia Bracco.
II – 5 e 6 de fevereiro de 2021
Sexta, dia 5 “O estrangeiro como conceito limite entre o político e o psicanalítico”, com a socióloga e psicanalista Caterina Koltai e a psicanalista Miriam Debieux Rosa. Sábado, dia 6, a psicanalista Wania Cidade e a psicóloga Lia Vainer Schucman, nos trarão o tema do racismo e da branquitude com “Isso é coisa de preto – sobre a invisibilidade do racismo”
III – 5 e 6 de março de 2021
Nestes dois dias o tema em destaque será a realidade brasileira. Sexta, os psicanalistas Christian Dunker e Monica do Amaral focarão sobre os “Refugiados dentro do próprio país: catástrofes ambientais, sociais e psíquicas”. No sábado, Ailton Krenak e suas “Ideias para adiar o fim do mundo”.
IV – 9 e 10 de abril de 2021
Maria Vilani, filósofa e poeta e Jacira Roque dos Santos (à confirmar) artista plástica, escritora e cantora nos apresentarão os “Diálogos poéticos nas fronteiras: a potência da arte”. No encerramento do evento um debate entre os psicanalistas Magda Khoury, Sérgio Nick (à confirmar) e Silvana Rea sobre “O psicanalista nas (Im)permeáveis fronteiras sociais, culturais e políticas”, tendo como estímulo o vídeo do psicólogo Sérgio Alécio.
Todo nosso empenho só terá sentido com sua presença! Contamos com você para finalizarmos este projeto que vem sendo idealizado e desenvolvido desde 2018!
Novas inscrições serão abertas em 05 de outubro no site da Bienal.
Deixe um comentário