É com muita tristeza que comunicamos o falecimento da Dra. Suad Haddad de Andrade, uma das pioneiras da Psicanálise em Ribeirão Preto e uma das fundadoras da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto.

Leia a carta “O SONHO DE SUAD”, de Miguel Marques, atual presidente da SBPRP.

Dra. Suad Haddad de Andrade

O SONHO DE SUAD

por Miguel Marques, Presidente da SBPRP

Suad foi uma dessas pessoas que ousou perturbar o universo com seus sonhos e com a sua personalidade.

A integridade, coerência e a consistência de suas ideias bem como a maneira expressiva e clara com que formulava seu posicionamento não admitia meios termos, a perspectiva possível de interações transitava inexoravelmente pela paixão. Paixão como um vínculo de intensidade de amor e ódio, mas sem violência e comprometido integralmente com a busca de conhecimentos.

Em sua postura era possível perceber a expressão de uma sintonia dos seus sentimentos, pensamentos e ações, e isto atribuía à sua presença e às suas ideias uma capacidade de penetração perturbadora.

Graças a esse efeito ela conseguiu inocular em todos nós o germe perturbador das suas concepções sustentadas por uma fidelidade apaixonada pela psicanálise e pelo seu método e técnica. Um dos frutos importantes dos seus sonhos foi a Sociedade de Psicanálise de Ribeirão Preto, para o qual dedicou uma parte fundamental dos seus investimentos de vida.

Aprendi com ela a respeito da trajetória humana: “nascemos deuses e temos a vida inteira para nos tornarmos gente”. Suad nos legou o seu sonho e cumpriu a sua trajetória até as profundezas do humano, demasiadamente humano!

Nossa homenagem e reconhecimento pela sua luta e os nossos cuidados e respeito para com o seu legado.