Dando continuidade ao projeto “Quem ouve um conto, sonha outro conto”, convidamos para nossa segunda edição, a psicóloga e psicanalista Sônia Maria de Godoy, membro associado da SBPRP.
Ela faz um belo e inspirador percurso sobre as fantasias despertadas pelos espelhos e nos conta o que sonhou, a partir de dois contos homônimos de Machado de Assis (1882) e Guimarães Rosa (1962), “O Espelho”.
Convido vocês a viverem esta experiência e brincar neste labirinto sonhado através do encontro promovido entre estes “dois espelhos” e a partir daí refletirem e conversarem com seus próprios espelhos.
Assista em vídeo:
Ou acesse nosso podcast:
19 de fevereiro de 2021 at 19:32
Sônia Maria de Godoy navegou com segurança absoluta nos dois textos icônicos da literatura brasileira, separados por mais de um século e absolutamente contemporâneos porque atemporais. Sônia, na sua fala fluida, iluminada, serena mas emocionada, nos mostrou como Machado de Assis em 1882 e Guimarães Rosa em 1962, mergulharam profundamente na alma de seus protagonistas. Enquanto o de Machado se ampara na exterioridade, o de Rosa vai descobrindo aos poucos que o ser humano não se revela numa única faceta. Foi bom relembrar que é do conto de Rosa a frase tão repetida, por pungentemente verdadeira, que nos lembra que nunca estaremos completos pois a vida é construção (e desconstrução) incessante.
Obrigada, Sônia. Por instantes voltei ao meu tempo de universitária, como lhe disse, e resgatei os dois Espelhos, contos que li novamente para assistir à sua apresentação.. Parabéns! Por momentos a gente até se esquece de tanta barbárie, nesse mundo que é mesmo um sertão onde as veredas estão se tornando escassas.Mas muitas resistem. E na hora em que a assisti, e a ouvi, me senti encostada num tronco de buriti, olhando as águas de uma lagoa límpida.
CurtirCurtir