O próximo encontro on-line do Terças na Sociedade acontecerá no dia 11 de maio, às 20h. Desta vez contaremos com a presença da psicanalista Josimara Magro Fernandez de Souza, membro efetivo da SBPRP, falando sobre o tema “Fronteiras do pertencimento: a violência do não-existir”. Esperamos vocês!

> Clique aqui para fazer sua inscrição. Vagas limitadas!

Fronteiras do pertencimento – a violência da exclusão

por Josimara Magro Fernandez de Souza

Como se desenvolve a convicção de que se é um indivíduo, com uma singularidade, e que se pertence a uma rede de laços? Como se constrói a noção de que se é um sujeito que possui um lugar nessa rede? De onde virá a condição de nos sentirmos em casa neste mundo? As fronteiras eu-mundo diferenciam, delimitam identidades e alteridades.

Fronteiras podem fundar nossas casas, trazer a noção de pertencimento e convidar à travessia entre alteridades e ao encontro entre mundos diferentes. Mas fronteiras também podem ser o lugar onde o ódio explode e onde o diferente precisa ser expulso e eliminado. O que terá acontecido com nossa condição humana? Por que temos tanta dificuldade de conciliar nossas necessidades de, por um lado, pertencermos a uma comunidade e, por outro, preservarmos nossa singularidade?

Vamos conversar sobre essas questões no próximo Terças na SBPRP?