A Diretoria Científica da SBPRP tem o prazer de convidá-los para o Encontro Internacional on-line “Psicanálise e Experiência Estética” que acontecerá no dia 26 de junho das 9h00 às 12h00 pelo aplicativo Zoom.

Teremos como convidados Luiz Carlos Uchôa Junqueira Filho/SP cuja palestra será “O silêncio do fruto é a semente da comunhão, da comoção e da indignação” e Meg Harris Williams/UK com a palestra “A beleza poderia ajudar? Respostas à turbulência”.

Inscreva-se e participe conosco:

https://sbprp.org.br/eventos/events/encontro-internacional

Luiz Carlos Uchôa Junqueira Filho é médico pela USP, Membro Efetivo e Analista Didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, da qual foi presidente. Organizador dos Encontros Bienais de Psicanálise da SBPSP e editor das publicações correspondentes. Autor dos livros Sismos e Acomodações: A Clínica Psicanalítica como Usina de Ideias (Ed. Rosari, 2003) e Dante e Virgílio: o resgate na selva escura (Ed. Blucher, 2017). Tradutor de diversos livros e artigos de Psicanálise e coautor de diversos livros sobre a obra de Wilfred R. Bion, no Brasil e no exterior.

Meg Harris Williams é escritora, artista e crítica literária especializada na relação entre Psicanálise, Experiência estética e Literatura, em particular na Poesia. Estudou nas universidades de Cambridge e Oxford e na Academia de Belas Artes em Florença. É membro honorário do Centro Psicanalítico da Califórnia. É professora visitante da Clínica Tavistock e da Associação de Psicoterapia de Grupo e Individual. É Editora do The Harris Meltzer Trust e publicou diversos livros e artigos traduzidos para diversas línguas sobre a relação entre a Psicanálise, a arte e a literatura. É membro do Consórcio de Artistas Borderlands e expõe com frequência na Exposição Anual de Mulheres Artistas.

Em Psicanálise, a experiência estética se insinua quando somos impactados e tudo o que conhecemos não basta, não temos palavras e parece que não há formas possíveis de expressão, a racionalidade não mais satisfaz. Nos encontramos com a escuridão, o vazio sem forma, mas não como ausência e sim como origem, a possibilidade de vir a ser. Então a mente recorre à criatividade, à imaginação, ao processo de criação.

Na observação e investigação do universo mental, beleza e verdade caminham juntas. Junqueira Filho e Meg Harris dedicam estudos aprofundados sobre esses temas e nos oferecerão um perfil contemporâneo dos avanços na Psicanálise. Sabemos dos horrores e das dores que estamos sofrendo nos tempos atuais e que tornam profundamente necessário o acesso à beleza, aos conteúdos e às formas que a mente humana é capaz de alcançar. Eles nos apresentarão ideias e possibilidades de reflexões que, mais do que apontar caminhos, permitem ampliar a discussão acerca do trabalho com a Psicanálise nas fronteiras com o campo das artes, mais particularmente no campo da experiência estética.

Os temas são extremamente instigantes e certamente irão mobilizar em cada um de nós inquietações que poderão ser oferecidas como contribuições ao debate. Serão muito bem-vindas! Esperamos vocês!

Diretoria Científica da SBPRP