Já se inscreveu para nosso Mini-Curso 2021? Participe conosco!
Inscrições pelo site até dia 17 de maio: https://sbprp.org.br/eventos/events/minicurso/

Dia #3 – James S. Grotstein
texto por Beatriz Troncon Busatto – Membro Efetivo
com Funções Didáticas da SBPRP
James S. Grotstein foi um médico e psicanalista americano que viveu e clinicou em Los Angeles a maior parte de sua vida. Foi professor de Psiquiatria do curso médico da UCLA, analista didata e supervisor do Los Angeles Psychoanalytic Institute e do Psychoanalytic Center of California. Autor de mais de 200 publicações em periódicos relevantes nos EUA e Europa, tem ainda 12 livros publicados ou editados, dentre eles: Splitting and Projective Identification, Quem é o Sonhador que Sonha o Sonho, Um Facho de Intensa Escuridão, e … No Entanto, Ao Mesmo Tempo e em Outro Nível….
Escritor prolífico e criativo, conheceu profundamente a obra de Melanie Klein, cujas ideias e técnica introduziu no ambiente psicanalítico da Califórnia nos anos 60. Ao longo de muitas décadas elaborou, ampliou e integrou em sua erudição geral e também psicanalítica, as ideias de W. R. Bion, com quem se analisou do fim dos anos 60 até 1979. Foi organizador e um dos autores de uma obra ampla sobre Bion, publicada em 1981, até hoje sem tradução para o Português, chamada Do I Dare Disturb the Universe? A Memorial to W. R. Bion. Nela constam artigos de 30 autores consagrados no mundo analítico, inspirados nas teorias de seu admirado analista.
Grotstein foi um pensador da psicanálise e incansável trabalhador até o final de sua vida, escrevendo, atendendo, coordenando grupos de estudos e se apresentando em congressos. Faleceu aos 89 anos, em maio de 2015, deixando uma obra provocadora, instigante e original.
Deixe um comentário