A próxima sessão on-line do C&P de Ribeirão Preto acontecerá no dia 15 de junho, às 20h. Desta vez nosso encontro será pela plataforma Zoom.

Estaremos junto com a colega Josiane Barbosa Oliveira, membro associado da SBPRP, que comentará sobre o filme “A voz suprema do blues”, do diretor George C. Wolfe.

*Lembramos que o filme não será exibido, devendo ser assistido previamente. Disponível na Netflix.

Evento on-line gratuito. Inscreva-se! Vagas limitadas:
https://sbprp.org.br/eventos/events/cinema-psicanalise-de-ribeirao-preto/?event=10392

Um blues para sonhar

por Josiane Barbosa Oliveira

Cada filme toca-nos em algum lugar. Quando o filme traz em seu cerne uma cantora, um conjunto musical e seus músicos, a extensão de seu “toque” é ainda maior e mais abstrato porque avança com ritmos, sons, solos pungentes e cantos encantadores.

A “Voz Suprema do Blues” é uma obra de cunho biográfico. Conta-nos um recorte da trajetória da cantora Ma Raine, lendária interprete de blues, uma música americana tradicional dos estados do sul e relacionada a cantos das plantações de algodão, entremeando fé e melancolias

Ao selecionar a biografia e seu contexto do final de 1920, diretores do filme, roteirista e atores apontam para uma época marcada por dissidências, injustiças, mágoas e ressentimentos do emergente povo negro americano.

Enganados estas, no entanto, aqueles que reduzem o filme a conflitos raciais. A voz suprema é uma voz das agudas dores universais de todos aqueles que, não sendo vistos, têm dificuldades em ver os outros. Marca, com clareza e nitidez, uma luta do feminino por inserir-se como existente e respeitável. Acentua com evocativo valor empático, a direção da agressividade e como ela pode manifestar-se para construir, destruir, preservar e aniquilar, caminhos que ultrapassam dicotomias simples, ampliando-se em nuances reveladoras e sutis.

Com uma interpretação irretocável da atriz Viola Davis e sinalizando a última participação de Chadwick Boseman antes de seu falecimento em agosto de 2020, o filme permite, inúmeras reflexões à luz da psicanálise.

Nosso encontro ocorrerá no dia 15 de junho, terça-feira. O link será enviado aos inscritos.