A próxima edição do Terças na Sociedade acontecerá no dia 9 de novembro, às 20h. Desta vez contaremos com a participação do psicanalista Miguel Marques, Presidente e Membro Efetivo com Funções Didáticas da SBPRP, que falará sobre o tema Intimidade.

Participe conosco!

> Clique aqui para fazer sua inscrição. Vagas limitadas!

Intimidade

por Miguel Marques

Em nossas relações, e fundamentalmente no processo analítico, somos constantemente confrontados com movimentos antitéticos, isto é, sensações e emoções que só podem ser nomeadas e conjugadas por ideias que se contrapõem. Nesse sentido, para falarmos de intimidade temos que considerar também o estranhamento Esses são os paradoxos que contém questões humanas fundantes, vivenciadas por cada um de nós de formas diferentes, desde contextos superficiais até os mais complexos.


Não há movimento na alma humana sem espanto, dor, vazio e busca de sentidos frente aos vislumbres de verdade e beleza que nos acometem. Não somos aparelhados para suportar verdades sobre nossa condição como seres humanos e sobre o lugar que ocupamos nesse mundo. Quando perturbados pelo espanto e estupefatos frente a magnitude, complexidade e beleza do cosmos que habitamos, também somos apresentados à nossa infinita ignorância.


Em épocas de “fake-News”, politização de evidências científicas e a industrialização do imaginário, a experiência de sentir-se vivo passa a depender de uma matriz tecnológica que produz estereótipos imitativos a partir dos quais a mercadoria devora a alma do sujeito.  Relacionar-se depende de encaminhamentos que não mais se restringem a interação entre duas mentes que tenham delineado um tempo/espaço que pertença aos afetos e seja hospedado em uma intimidade.

O que a Psicanálise pode nos oferecer?

Quais instrumentos dispomos para acessarmos o universo mental humano?

Essas são algumas das ideias que apresentarei em novembro no Terças na Sociedade. Espero vocês!