O desenho “Irmão do Jorel” ganhou o Prêmio Quirino 2019 de melhor série de animação Ibero-Americana e também ganhou o troféu Grande Otelo concedido pela Academia Brasileira de Cinema – também na categoria melhor série de animação.

Você já se inquietou com a abordagem de algum vendedor ambulante, desses que passam de mesa em mesa vendendo seus artesanatos (entre outros itens) nos bares do centro da cidade?

E se essa experiência comum abrisse as portas para o inusitado, quando alguém te dissesse que um desses vendedores irá um dia ser um pintor com obras belíssimas, de reconhecida importância na história da arte?

Há um desenho animado que explora essa imaginativa realidade, nos colocando diante de Van Gogh, olhando-o de dentro do olhar de uma criança: o protagonista que é nomeado simplesmente “irmão do Jorel” — título do seriado homônimo. Não há comentários sofisticados ou interpretações, apenas o olhar ingênuo e virgem da criança para uma experiência emocionalmente impactante! Será que somos capazes disso também?