No próximo dia 12 será realizado o Terças na Sociedade. Desta vez, os comentários serão de Guiomar Papa de Moraes e Josimara Magro Fernandes, membros efetivos da SBPRP, sobre o tema “Gênero e Sexualidade”.
*Obs: inscrições apenas pelo site: http://www.sbprp.org.br/site/
Guiomar e Josimara falaram um pouco sobre o tema e os pontos que irão destacar em sua apresentação:
—
Sexualidade e Gênero
Embora Freud, à frente de seu tempo, tenha destacado que a sexualidade humana, quando não reduzida ao seu sentido biológico, torna-se heterogênea para constituir-se em função simbólica, ainda estava inserido em seu tempo histórico: sua conceituação teórica também nos conduz à apreensão das expressões da sexualidade como “normais” e “desviantes”, em uma polarização binária de doença/saúde, masculino/feminino, ativo/passivo, certo/errado. Se o ser humano é simbólico em sua essência, em constante processo de significação e re-significação de tudo o que compõe a sua existência, em seus aspectos biológicos, emocionais, religiosos, culturais, por que haveria a sexualidade de estar apartada deste processo?
O mesmo ocorre com a constituição da identidade e da identidade de gênero, que compõe este processo. A anatomia não é o destino!
Segundo Fernando Orduz: “…Como um fantasma a sexualidade surge em cada época para lembrar que a norma não pode ser contida, emergiu como histeria no final do século XIX, como amor livre nos anos sessenta, como a pecaminosa AIDS nos anos noventa, como reconhecimento da diversidade sexual no século XXI… ”.
No próximo “Semeando a Psicanálise”, vamos conversar a respeito de sexualidade e gênero, da difícil empreitada que encaramos no decorrer de nossas vidas para construirmos uma noção, minimamente estável, de quem somos e de como podemos encontrar um lugar de existência e pertencimento. A identidade de gênero faz parte desta luta pela busca de sermos quem somos.
“Seja você mesmo, porque ou somos nós mesmos, ou não somos coisa nenhuma” (Monteiro Lobato)
Deixe um comentário