No próximo dia 12 será realizado o Terças na Sociedade. Desta vez, os comentários serão de Guiomar Papa de Moraes e Josimara Magro Fernandes, membros efetivos da SBPRP, sobre o tema “Gênero e Sexualidade”.

*Obs: inscrições apenas pelo site: http://www.sbprp.org.br/site/

Guiomar e Josimara falaram um pouco sobre o tema e os pontos que irão destacar em sua apresentação:

Sexualidade e Gênero

Embora Freud, à frente de seu tempo, tenha destacado que a sexualidade humana, quando não reduzida ao seu sentido biológico, torna-se heterogênea para constituir-se em função simbólica, ainda estava inserido em seu tempo histórico: sua conceituação teórica também nos conduz à apreensão das expressões da sexualidade como “normais” e “desviantes”, em uma polarização binária de doença/saúde, masculino/feminino, ativo/passivo, certo/errado. Se o ser humano é simbólico em sua essência, em constante processo de significação e re-significação de tudo o que compõe a sua existência, em seus aspectos biológicos, emocionais, religiosos, culturais, por que haveria a sexualidade de estar apartada deste processo?

O mesmo ocorre com a constituição da identidade e da identidade de gênero, que compõe este processo. A anatomia não é o destino!

Segundo Fernando Orduz: “…Como um fantasma a sexualidade surge em cada época para lembrar que a norma não pode ser contida, emergiu como histeria no final do século XIX, como amor livre nos anos sessenta, como a pecaminosa AIDS nos anos noventa, como reconhecimento da diversidade sexual no século XXI… ”.

No próximo “Semeando a Psicanálise”, vamos conversar a respeito de sexualidade e gênero, da difícil empreitada que encaramos no decorrer de nossas vidas para construirmos uma noção, minimamente estável, de quem somos e de como podemos encontrar um lugar de existência e pertencimento. A identidade de gênero faz parte desta luta pela busca de sermos quem somos.

“Seja você mesmo, porque ou somos nós mesmos, ou não somos coisa nenhuma” (Monteiro Lobato)