Na próxima semana, dia 09 de outubro às 20h, teremos mais um evento do Terças na Sociedade, desta vez com um tema instigante e muito presente em nossa cultura no momento atual, o tédio.
A palestra “Tédio” será apresentada pelo Psicanalista José Cesário Francisco Junior, analista didata da SBPRP. Convidamos todos vocês para participarem deste encontro.
Para se inscrever, acesse o link:
https://www.sbprp.org.br/site/eventos_show.php?id=61
TÉDIO
por José Cesário Francisco Junior, médico Psicanalista da SBPRP e da SBPSP
Para conversarmos sobre o Tédio, encontro um livro instigante: “Tudo depende de como você vê as coisas” 1.
O autor, Norton Juster, juntamente com o ilustrador Jules Feiffer, escreve vários livros para o público infanto-juvenil e nesse, em especial, nos conta a respeito de um garoto chamado Milo:
“Se ele soubesse o que fazer da vida, nada disso teria acontecido. Mas ele não via graça em coisa nenhuma e achava que tudo era uma grande perda de tempo. E só porque na hora não tinha nada melhor pra fazer, Milo acaba embarcando numa viagem em que não passará por nenhum lugar-comum. Conhecerá, por exemplo, uma cidade cuja economia se baseia na produção e no comercio de palavras. E vai cruzar com personagens um tanto desagradáveis: A Dúvida Atroz, a Desculpa Esfarrapada, um ministro especializado em empurrar com a barriga… Mas vai conhecer também personagens de bem com a vida, como a doce Rima e a Razão Pura.
Ao voltar pra casa, Milo começa a achar as coisas muito interessantes. Mas se ele tem motivo para se sentir assim, eis uma questão em aberto – porque, afinal, tudo depende de como você vê as coisas.”
Confesso, estou ansioso sobre como será nossa conversa, como me ouvirão, afinal, depende também de como vocês vêem as coisas.
Até lá!
- Juster, Norton. Tudo depende de como você vê as coisas. Jorio Dauster – SP: Companhia das letras, 1999.
Deixe um comentário