Na próxima semana, dia 09 de outubro às 20h, teremos mais um evento do Terças na Sociedade, desta vez com um tema instigante e muito presente em nossa cultura no momento atual, o tédio.

A palestra “Tédio” será apresentada pelo Psicanalista José Cesário Francisco Junior, analista didata da SBPRP. Convidamos todos vocês para participarem deste encontro.

Para se inscrever, acesse o link:

https://www.sbprp.org.br/site/eventos_show.php?id=61

TÉDIO

por José Cesário Francisco Junior, médico Psicanalista da SBPRP e da SBPSP

Para conversarmos sobre o Tédio, encontro um livro instigante: “Tudo depende de como você vê as coisas” 1.

O autor, Norton Juster, juntamente com o ilustrador Jules Feiffer, escreve vários livros para o público infanto-juvenil e nesse, em especial, nos conta a respeito de um garoto chamado Milo:

“Se ele soubesse o que fazer da vida, nada disso teria acontecido. Mas ele não via graça em coisa nenhuma e achava que tudo era uma grande perda de tempo. E só porque na hora não tinha nada melhor pra fazer, Milo acaba embarcando numa viagem em que não passará por nenhum lugar-comum. Conhecerá, por exemplo, uma cidade cuja economia se baseia na produção e no comercio de palavras. E vai cruzar com personagens um tanto desagradáveis: A Dúvida Atroz, a Desculpa Esfarrapada, um ministro especializado em empurrar com a barriga… Mas vai conhecer também personagens de bem com a vida, como a doce Rima e a Razão Pura.

Ao voltar pra casa, Milo começa a achar as coisas muito interessantes. Mas se ele tem motivo para se sentir assim, eis uma questão em aberto – porque, afinal, tudo depende de como você vê as coisas.”

Confesso, estou ansioso sobre como será nossa conversa, como me ouvirão, afinal, depende também de como vocês vêem as coisas.

Até lá!

  1. Juster, Norton. Tudo depende de como você vê as coisas. Jorio Dauster – SP: Companhia das letras, 1999.