Na próxima terça-feira, dia 12, teremos o primeiro Terças na Sociedade do ano! A presidente da SBPRP, Silvana Vassimon, irá falar sobre o tema “O estranho em confidência”. Participe conosco! É só se inscrever pelo nosso site:

https://www.sbprp.org.br/site/eventos_show.php?id=65

QUE ESTRANHO!!!!

por Silvana Vassimon, membro efetivo com funções didáticas e presidente da SBPRP

Aquele “estranho” (sinistro, inquietante) a que se referiu Freud em 1919 está em todos nós. Interessante texto de Freud, que completa 100 anos, não só por sua indicação de conceitos fundamentais que viria a desenvolver posteriormente, como Inconsciente, Superego e a importância da Sexualidade na vida mental, mas também porque toca a cada um, pessoa comum, naquilo que invoca de experiências incompreensíveis, enigmáticas, instigantes e, por vezes, assustadoras.

Com a abordagem da Estética, pelo vértice psicanalítico, como qualidades do sentir, este texto nos remete a situações inexplicáveis de vida: evoca os mistérios, o (quase) sobrenatural, criando uma sobreposição de realidade e fantasia que nos estimula e instiga.

Com base nos fenômenos de Repressão, Retorno do Recalcado e Compulsão à repetição, Freud cria um campo teórico que nos servirá de abrigo para adentrarmos o mundo inconsciente.

À partir de uma visão contemporânea da Psicanálise, vamos conversar sobre o elemento essencial para que o Estranho se instale na relação analítica e possa então ser vivido e cuidado.

O vínculo de Com-fiança entre a dupla analítica será o elemento essencial para que o Estranho, aquele desconhecido de cada um de nós, se manifeste em toda a sua potencialidade: os sintomas, os vazios mentais, as somatizações e evitações serão vividas pela dupla enquanto oportunidade de real transformação psíquica, fornecida por uma nova realidade relacional.

Os ingredientes psíquicos necessários para que um Campo Relacional transformador se estabeleça na análise virão da condição de mente do analista para experimentar Capacidade Negativa e Fé, criando a oportunidade de mediação com o desconhecido eu-mesmo que tumultua, perturba e desorganiza a vida, In-confidente que passará a contar com a Com-fiança necessária para conhecer suas temidas e intensas verdades escondidas.