O C&P de Ribeirão Preto abre o ano de 2019 com a apresentação do filme “A Chegada” (2016) e com uma novidade: uma apresentação dupla! Os comentários serão feitos por Paulo de Moraes Mendonça Ribeiro, membro efetivo com funções didáticas da SBPRP, e uma convidada externa, Marisa Giannecchini Gonçalves de Souza, doutora em letras e professora de semiótica e linguística.
“A Chegada”, do inovador diretor Denis Villeneuve, é um filme de ficção científica que sai do lugar comum. Baseado em um conto do escritor Ted Chiang chamado “História da Sua Vida“, o filme nos apresenta para uma busca de comunicação entre a personagem principal, a professora de linguística Louise Banks (interpretada por Amy Adams) e os alienígenas misteriosos que chegam à Terra de maneira pacífica e aguardam o contato com os humanos.
Esta comunicação só se desenvolve na relação entre Louise e os extraterrestres por um contato que podemos chamar de “íntimo”. O que vemos a partir disto é surpreendente e cheio de transformações.
Esperamos vocês para conversarmos sobre o filme a partir tanto do vértice da psicanálise, quanto da semiótica e linguística. Até lá!
Deixe um comentário