No dia 26 de abril, o Cinema e Psicanálise de Ribeirão Preto fará a exibição do filme ”Elle” (2016), com comentários de Mônica Bitar Santamarina Araújo, psicanalista e membro associado da SBPRP.
“Elle” (2016) é um filme intrigante e uma obra controversa, por escapar a qualquer expectativa narrativa ou cinematográfica associada à figura do estupro. Este não é um drama sobre o trauma do ato, e não funciona como um rape and revenge movie, incomoda por situar uma ação de claro cunho moral para além da razão e da ética, além do bem e do mal.
O filme abre com a brutal cena do estupro da protagonista. Poderosa proprietária de uma desenvolvedora de games, Michelle (Huppert) é violentada em sua própria casa. No entanto, o evento parece apimentar nela suas fantasias eróticas, além dos esperados sentimentos de vingança. A princípio tal premissa parece extremamente ofensivo, algo contrário a todo o empoderamento feminino pelo qual se batalha hoje.
Baseado no romance “Oh…”, de 2012, de Philippe Djian, “Elle” é preciso, incisivo e cuidadosamente costurado, com doses equilibradas de humor negro e sarcasmo que Ruppert entrega intensamente. É Verhoeven em um dos melhores momentos de sua brilhante carreira.
Será um ótimo estímulo para uma discussão fértil.
Esperamos vocês!
Deixe um comentário