O Cinema e Psicanálise de Franca completou 10 anos no final de 2018 e tivemos a honra de receber vários colegas da SBPRP, que se deslocaram de Ribeirão Preto, São Carlos e Marília para comemorar conosco ocasião tão especial. Registramos com muita gratidão suas generosas presenças.

O sucesso desse projeto ao longo do tempo deve-se muito ao clima de interação que vem sendo mantido entre as organizadoras e os convidados palestrantes com o nosso público, que, de forma ativa e participante, costuma se expressar com liberdade fazendo perguntas, comentários e questionamentos durante o debate ou em nosso Facebook, dando sugestões de novos filmes, etc.

A partir desta experiência e desejosas de reinventar meios e recursos para a manutenção do projeto, nós, da comissão organizadora, nos reunimos com frequência no final do ano para estudar formas de estimular e revitalizar as sessões de cinema e psicanálise em nossa cidade. Foi assim decidido convidar profissionais de outras áreas do conhecimento para dividir o tempo e espaço dos comentários sobre o filme, buscando ampliar os vértices de observação e a penetração na comunidade.

Assim, neste semestre, o filme “Clube da Luta” foi apresentado por Josiane Barbosa e Eneida Gomes Nalini de Oliveira, doutora em linguística, com boa repercussão junto a um público expressivo. E dando continuidade à experiência, no mês de maio, Ana Márcia Rodrigues convidou Ana Regina Caldeira para apresentarem o filme “A Juventude”.

No mês de junho, Débora Mellem convidou o professor e historiador Ulisses Pinheiro Lampazzi, para apresentação do filme “Tempos de Paz”.

Se a vida só é possível reinventada, seguimos nesse caminho, cultivando a psicanálise em nossa comunidade. E temos o imenso prazer de continuar recebendo e interagindo com os queridos colegas de nossa Sociedade.