No dia 23 de agosto será realizado o próximo Cinema e Psicanálise de Ribeirão Preto. Josimara Magro Fernandez de Souza, membro efetivo da SBPRP e coordenadora geral da V Bienal, irá comentar o filme “Tempos de Paz”.
Abaixo, mais informações sobre o assunto. Leia e participe conosco!
TEMPOS DE PAZ
O filme de Daniel Filho, “Tempos de Paz”, baseou-se em uma peça de teatro escrita por Bosco Brasil: “Novas Diretrizes em Tempos de Paz”. A peça e o filme contam a estória de um polonês, Clausewitz, que foge da guerra e viaja ao Brasil em busca de uma nova vida. A ação se passa durante a ditadura do Estado Novo de Vargas. No dia em que o navio de Clausewitz desembarca no Rio de janeiro, 18 de abril de 1945, Getúlio Vargas havia decretado a anistia dos presos políticos. Essas novas diretrizes deixam o funcionário público Segismund desorientado (pois ele era da polícia política) e é ele quem vai interrogar Clausewitz para lhe fornecer, ou não, o “salvo-conduto” necessário para poder entrar legalmente no Brasil.
Esse interrogatório será a linha condutora do filme, com um belo duelo entre os dois personagens, confrontados cada um com sua história, suas origens e com a própria identidade.
Clausewitz era um ator de teatro na Polônia e, frente aos horrores que havia testemunhado na guerra, desistiu da arte e resolveu começar uma nova vida como agricultor no Brasil. Frente às atrocidades da guerra, o teatro lhe parecia inútil e sem sentido, mas o confronto com Segismund (um ex-torturador que lhe mostra que as atrocidades também aconteciam por aqui) irá lhe revelar que a esperança pode residir justamente na arte.
Em 2020, a SBPRP realizará sua V Bienal de Psicanálise e Cultura, com o tema “(Im)Permeáveis Fronteiras”. Conversar sobre “Tempos de Paz” será uma ótima forma de iniciar os debates sobre esse tema, que inclui muitas questões: a fronteira como um não-lugar; a relação com o estrangeiro e com a alteridade; o autoritarismo e a a obediência cega; a importância da arte e sua força transformadora. A comissão organizadora da Bienal estará presente para trocar ideias sobre o filme e esses temas.
Esperamos você para conversar conosco no dia 23 de agosto, às 19:30h, no anfiteatro da UE do HCFMRP-USP.
Josimara Magro Fernandez de Souza,
membro efetivo da SBPRP e coordenadora geral da V Bienal
Deixe um comentário