texto por Josiane Barbosa Oliveira e Guiomar Papa de Morais,
integrantes da Comissão Científica

Com esta provocativa chamada pretendemos colocar em pauta o tema do racismo.

Nosso evento de aquecimento da Bienal em agosto 2020, “Colonialidade e Racismo” contou com a presença de Wania Cidade e Dagoberto José Fonseca que o enfocaram sob a perspectiva da colonialidade.

São nítidos os traços demarcados pelas formas de dominação, segregação e aculturação do povo negro no Brasil.

Sequelas emergentes nos costumes nas dificuldades de pertencimento, nas autoimagens e que se cristalizam com as especificidades de nosso país, com a “decantada” democracia racial.

Não existe democracia enquanto existir racismo. Não se trata de radicalizar a discussão. Trata de identificar fatores que se interpenetram e permitir variadas vozes silenciadas.

Uma discussão ampla para qual a V Bienal da SBPRP pretende contribuir com reflexões e questionamentos.

Nesta mesa, Wania Cidade retorna e junto com Lia Vainer Schucman irão abordar o racismo sob a perspectiva da branquitude.

O ano de 2020 foi fundamental para o movimento negro do Brasil que, depois de uma longa história de lutas em prol da negritude, que remetem ao tempo da escravidão, tem conseguido de forma firme e consistente despertar em uma parcela do povo branco sua responsabilidade com as origens, desenvolvimento e destinos evdo racismo à brasileira: a branquitude está em pauta  (Ignácio  e  Augusto  Paim,  Observatório  Psicanalítico  218/2020).  Ainda  neste  texto, encontramos a contundente constatação: “No Brasil existe dois tipos de pele: a pele alva e a pele alvo”.

> Clique aqui para se inscrever na V Bienal On-line Parte II!

Wania Maria Coelho Ferreira Cidade

Wania Maria Coelho Ferreira Cidade é psicanalista, membro efetivo da SBPRJ e ex-presidente da Sociedade Brasileira de  Psicanálise do Rio de Janeiro. Trabalhadora e pesquisadora do tema de Comunidade e Cultura, membro também da comissão executiva e da equipe editorial da seção Vórtice da Revista Calibán – FEPAL.

Lia Vainer Schucman

Lia Vainer Schucman, Universidade de São Paulo, possui graduação em Psicologia pela Universidade  Federal de Santa Catarina (2003), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2012). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em movimentos sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia social, movimentos sociais, racismo, educação intercultural e identidade.