No quinto encontro teórico do Curso Online sobre os “Conceitos Elementares da Obra de W. R. Bion”, a Diretora do nosso Instituto de Psicanálise, a psicanalista Mércia Maranhão Fagundes irá ministrar uma videoaula intitulada “Sobre Memória, Desejo e Necessidade de Conhecimento”.

O que são “memórias” de um analista, seriam os conhecimentos que ele adquiriu sobre seu analisando? Seriam as suas teorias favoritas? E seus “desejos”, serias desejos ligados ao futuro da análise? Seriam desejos de natureza sexual? É verdade que o psicanalista deveria se abster de querer conhecimentos sobre seu analisando? Se sim, porquê?

Maiores informações sobre o curso e inscrição, clique aqui!

Mércia Maranhão Fagundes – Membro Efetivo com Funções Didáticas

O mote “sem memória, sem desejo e sem necessidade de compreensão” já é um clássico da teoria de Bion. Infelizmente, esse valioso conceito é muitas vezes compreendido de forma superficial e errônea. Mércia irá tentar nos esclarecer do que se trata essa importante disciplina proposta por Bion aos psicanalistas clínicos, revelando-nos uma valiosa ferramenta técnica para o nosso trabalho cotidiano.