A programação de 2021 do Terças na Sociedade inicia no dia 09 de março, continuando com o formato on-line. O primeiro encontro trará o tema “Sobre a transitoriedade”, com a palestrante Maria Aparecida Sidericoudes Polacchini, membro efetivo com funções didáticas da SBPRP. Esperamos vocês!

> Clique aqui para fazer sua inscrição!

Sobre a transitoriedade

por Maria Aparecida Sidericoudes Polacchini

Esse tema nos conduz à ideia de tempo (transitório) e movimento (trânsito): uma reflexão sobre o que é passageiro, que por sua vez nos remete à própria vida, que é efêmera e à impermanência do eu, sujeito às mais imperceptíveis mudanças.

O tempo atual, com a pandemia, pelo que nos trouxe de ameaça à vida e consciência da efemeridade é oportuno para tratar da “transitoriedade”. Tema também de um clássico texto de Freud, de 1916, que traz o mesmo nome. 

Na palestra do dia 9 de março, usarei esse texto de Freud como mote para nossas reflexões, juntamente com dois textos escritos também por ele, em 1915, “Luto e melancolia” e “Reflexões sobre a guerra e a morte”, como uma trilogia, para tentarmos ampliar e aprofundar nossos pensamentos sobre o viver, os sentimentos de luto que acompanham nossas perdas e nossa capacidade de encontrar soluções criativas para lidarmos com as dores e recriarmos nossas vidas. 

Guardadas as devidas diferenças, como o tempo de uma guerra com sua devastação, uma pandemia, aniquilando milhões de pessoas, nos traz tanto a consciência de nossa fragilidade quanto a redescoberta de nossas forças. 

Com a expectativa de nosso encontro, 

Abraços.