Em 2015, a IPA aprovou a formação integrada de psicanalistas de adultos, adolescentes e crianças em um programa unificado, elaborado por Virginia Ungar, Florence Guignard, Madeleine Bachner, Phlyllis Beren, Peter Blos, Jr. Shmuel Erlich e Silvia Flechner.

> Clique aqui para fazer sua inscrição!

O Programa de Formação Integrada (Integrated Training Track) foi elaborado na direção de buscar como benefícios:

– Incentivo e encorajamento para os candidatos se valerem deste programa, em que podem fazer a formação simultânea em psicanálise de adultos, de crianças e adolescentes em menos tempo do que tem sido a norma.

– O contato potencialmente maior de todos os analistas com o desenvolvimento e o funcionamento da criança, bem como com a, sempre presente, parte infantil no adulto e à sua dinâmica.

– A ampliação potencial de recrutamento de novos membros, em função de a formação integrada em psicanálise disseminar sua rede a possíveis futuros candidatos que geralmente são mais novos e interessados em análise de crianças, o que tornaria a IPA mais atraente para futuros membros.

A Formação Integrada visa oferecer ao psicanalista em formação um conteúdo que integre o ser humano em toda a extensão de sua existência: infância, adolescência e vida adulta, compreendendo-o como criador de múltiplas e concomitantes representações das experiências que vivencia. São estas multiplicidades e concomitância que cingem nosso olhar para um indivíduo sem as pioneiras divisões entre infantil, juvenil e adulto.

Nossas convidadas Virginia Ungar e Nilde Parada Franch há muito trabalham para divulgar e enraizar essas ideias no pensamento e no trabalho dos psicanalistas e na formação oferecida pelos institutos de psicanálise. Certamente nos enriqueceremos muito ouvindo-as!