No dia 16 de março, o Cinema & Psicanálise retoma suas atividades, com uma sessão especial: a Psicanalista Ana Rita Nuti Pontes – Membro Efetivo com funções Didáticas da SBPRP – fará a leitura do comentário feito pela Dra. Suad Haddad de Andrade do filme Dogville, de Lars Von Trier.
> Clique aqui para fazer sua inscrição!
Há alguns anos, uma das psicanalistas fundadoras da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto apresentou seu comentário a respeito de um filme chamado Dogville, de Lars Von Trier, no Cineclube Cauim. Essa apresentação tornou-se um marco histórico para o Projeto Cinema & Psicanálise da SBPRP e, de modo mais amplo, para a cidade.
No filme de Lars Von Trier, uma jovem doce e desconhecida instala-se em uma pequena cidade sob condições misteriosas e sua presença revela, paulatinamente, aspectos cruéis de vários membros daquela comunidade. O filme causou impacto na época. O que aquela explosão de agressividade e abuso poderiam nos dizer sobre o humano? Por quais caminhos a crueza das imagens e o cenário teatral escolhidos por Von Trier para filmar poderiam nos conduzir? Ouvir os comentários da Dra. Suad sobre aquele filme perturbador e enigmático constituiu-se em um convite irrecusável. O Cauim, que tinha capacidade para receber quase setecentas pessoas, ficou abarrotado. Quem esteve na plateia guarda as lembranças vívidas de uma ocasião ímpar, de um momento raro de encontro para pensar de forma honesta e incisiva sobre a perversidade que nos habita, ameaça e seduz.
Agora, anos mais tarde, teremos uma nova oportunidade para conversarmos sobre esse filme que, apesar da idade, segue relevante e impactante. Assistir e conversar sobre Dogville hoje talvez seja ainda mais urgente hoje do que na época de seu lançamento. Para tanto, convidamos a Analista Didata da SBPRP, Ana Rita Nutti Pontes, na época coordenadora do C&P, para reler o comentário feito pela Dra Suad sobre este belíssimo filme e nos contar um pouco de como foi aquele dia histórico. Será uma ocasião especial para conversarmos, pensarmos, estarmos juntos e homenagearmos a memória e a vida fértil e produtiva de uma das mais importantes analistas de nossa cidade, a Dra. Suad Haddad de Andrade. Esperamos por vocês, venham partilhar conosco de um reencontro histórico com a obra de Lars Von Trier e com a Dra. Suad.
Deixe um comentário