Berggasse 19 – Revista de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto
Projeto Editorial 2º semestre 2021
EM TEMPOS INTERESSANTES – “A beleza poderia ajudar?”¹
Seguimos em tempos sombrios, a ameaça à vida em todas as suas dimensões é presente e constante, cruzamos campos de guerra, contamos os mortos e cuidamos dos feridos, dos sobreviventes e suas sequelas físicas, mentais e emocionais.
A maldição apócrifa, apresentada no projeto editorial do primeiro semestre:- “Que vivas tempos interessantes!” – ainda vigora em seu cinismo e ambiguidade.
A psicanálise, diante deste panorama obscuro, vem constituindo formas de trabalho que sustentam nossa prática, desafia a maldição perscrutando onde há vida no interior da guerra. Tal como uma sonda, rastreia focos de vida, reconhecendo, até mesmo, em pequenas frestas ou mesmo escombros, a incipiente potência de Eros que urge.
O projeto editorial do segundo semestre propõe a ampliação da investigação inicial, questionando quais recursos dispomos para o trabalho psicanalítico frente a turbulências de tamanha intensidade.
Turbulência não é terreno novo para psicanalistas, configura-se, mesmo, como constituinte do campo próprio ao trabalho, se há trabalho psicanalítico, acontecerá na contenção, elaboração e transformação no campo instável e turbulento da mente humana. Na atualidade, contudo, o precipitado perturbador da realidade externa marca e inscreve-se nas experiências próprias a cada indivíduo e próprias a cada dupla de trabalho analista-analisando.
Recursos teóricos, experiências clínicas e pessoais, sem dúvida, são parte da caixa de ferramentas do analista. Tentando caminhar um pouco mais nesse sentido, como podemos introduzir a beleza.
E o papel da estética? Lembrando a frase de Bion em Memória do Futuro, e nos unindo a pergunta de Rosemary, um de seus personagens, perguntamos: – “E a beleza poderia ajudar?”
Em parceria com a Diretoria Científica da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto, organizadora do Encontro Internacional – Psicanálise e Experiência Estética, evento realizado no final de junho, estamos propondo uma articulação ampliada com o tema. Livremente inspirados pelas propostas dos convidados Luiz Carlos Uchôa Junqueira Filho/SP cuja palestra foi “O silêncio do fruto é a semente da comunhão, da comoção e da indignação” e Meg Harris Williams/UK com a palestra “A beleza poderia ajudar? Respostas à turbulência”. Convidamos os colegas à reflexão, à observação clínica e à conversa sobre o papel da beleza/estética em nossa prática e no pensamento psicanalítico.
A partir da possibilidade do encontro e do estímulo vindo do tema, lançamos o projeto editorial da Berggasse 19 para o segundo semestre de 2021:
Em tempos interessantes
“A beleza poderia ajudar?”
Acreditamos ser este um campo fértil para ideias, as quais poderão germinar em trabalhos e possíveis publicações.
Lembramos que seguimos com as seções fixas inauguradas no primeiro número de 2021: Infância e Família; Psicanálise em Língua Portuguesa.
Convidamos a todos para a aventura da escrita e aguardamos contribuições, que poderão ser sob a forma de artigos clínicos ou teórico-clínicos, ensaios, conferências, reflexões, entrevistas e resenhas; tanto temáticos dentro da proposta do projeto editorial como voltados para as seções fixas descritas acima.
Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail – berggasse@sbprp.com.br – até a data limite de 05/09/2021. Para acessar normas e orientação aos autores clique aqui.
Bem-vindos, mais uma vez à nossa Berggasse 19, uma casa brasileira de psicanálise no interior do estado de São Paulo!
Conselho Editorial Berggasse 19
¹ Bion, W. R. (1979) Uma memória do futuro I – O sonho (P.C. Sandler, trad.) Martins Fontes (trabalho original publicado em 1975) (pág. 141)
Berggasse 19
Revista da SBPRP
Editora:
Ana Cláudia Gonçalves Ribeiro de Almeida
Editores Associados:
Alessandra Paula Teobaldo Stocche
Josiane Barbosa Oliveira
Luciano Bonfante
Marystella Carvalho Esbrogeo
Marta Maria Daud
Mauro Campos Balieiro
Regina Cláudia Mingorance de Lima
Deixe um comentário