No dia 10 de agosto, às 20h, acontecerá a próxima edição do Terças na Sociedade! Desta vez contaremos com a participação do psicanalista Andreas Zschoerper Linhares, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto e do Grupo Psicanalítico de Curitiba, que falará sobre o tema “O infantil ao vivo por toda a vida“.
Participe conosco!
> Clique aqui para fazer sua inscrição. Vagas limitadas!

O infantil ao vivo por toda a vida
por Andreas Zschoerper Linhares
Psicanálise é a oportunidade de aproximar-se do desconhecido íntimo de nós mesmos. Freud percebeu que desconhecíamos, e de uma certa forma temíamos, quem estava mais próximo: o si mesmo de cada um. Paradoxalmente, mas não inconsequentemente, isto se faz através da proximidade com a mente de outra pessoa. Descobre-se que para ter intimidade é necessário ser autêntico. Nas novas perspectivas e dimensões que assim se descortinam resplandece a aurora da vida – a infância e o pré-natal. Vamos nos dando conta que longe de serem apenas um passado, suas memórias, sentimentos e impressões nos acompanham, muitas vezes corporalmente. Vamos, no decorrer do processo, encontrando o espaço do passado, do presente e do futuro – experiências que se discriminam no ambiente do presente. Ser livre é saber se libertar. O infantil, o que está além e aquém do verbal, além e aquém do adulto, no afeto e na imaginação, se manifesta. Isso pode intimidar, pode confundir, mas bem tratado, cuidado pelo adulto que também está presente, é a centelha da criatividade, da vitalidade, do crescimento e do des-envolvimento.
Com este preâmbulo, eu convido a todos para conversarmos sobre estas questões e outras tantas, no dia 10 de agosto, às 20 horas, na atividade de “Terças na sociedade”, promovido pela SBPRP.
Até lá!
Deixe um comentário