No dia 09 de agosto, às 20h, acontecerá o próximo Terças na Sociedade. Desta vez contaremos com a participação da psicanalista Silvana Maria Bonini Vassimon, membro efetivo com funções didáticas da SBPRP, que falará sobre o tema “A MENTE NA LINHA DE FOGO: VIVENDO EM TEMPOS DE VIOLÊNCIA”.
O evento é gratuito e on-line (Zoom).
Inscreva-se: http://www.sbprp.org.br/proximos-eventos/
>>Lembrando que o acesso a sala será pela sua área restrita e já estará disponível assim que concluir a inscrição. O link não será enviado por e-mail!

—
Vivemos sempre em tempos de violência: velada, escondida, ou explícita e impactante, acompanha-nos desde os tempos em que os seres humanos eram menos humanos e mais animais instintivos. O ser humano não consegue escapar da sua condição de animal. Houve mudança?
O surgimento da mente distingue o homem do animal e impõe a percepção do mundo e de si, transforma sua ação a partir desta percepção e, fundamentalmente, impõe a necessidade de administrar as sensações e emoções que surgem dela. Trata-se da instalação da necessidade de conhecer, de saber, de explicar, visto que a vulnerabilidade diante da natureza coloca o ser em demasiado desamparo.
Aquela violência que nos primórdios permitiu a sobrevivência da espécie, natural na evolução, começa a se tornar fonte de conflito e sofrimento: é preciso aprender a dosá-la e contê-la visto que o destino do agrupamento de seres e do próprio indivíduo dependem de sua eficaz administração. A violência, quando não contida, pode então transformar-se em crueldade.
por Silvana Maria Bonini Vassimon
Deixe um comentário