O próximo Cinema & Psicanálise de Ribeirão Preto contará com a presença do Dr. João Carlos Braga, Membro Efetivo e Analista Didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e do Grupo Psicanalítico de Curitiba (GPC), que comentará sobre o filme “Meu Pai” do diretor Florian Zeller. O encontro acontecerá no dia 16 de agosto, às 20h, pela plataforma Zoom.

__

Meu Pai

A variedade de ângulos pelos quais este filme pode ser olhado, é indicativo de sua riqueza artística. A temática essencialmente humana e a qualidade com que a vida emocional nos é apresentada torna-o um estímulo muito tentador para um exame do ponto de vista psicanalítico. Dentre as várias possibilidades que esta vertente oferece, vou centrar-me no funcionamento mental do personagem, uma mente dramaticamente fragmentada.
Estudamos muito como a mente é formada e como ela se desenvolve. Aqui temos a oportunidade de um olhar sobre seu oposto, sua deterioração com o enfraquecimento e perda de suas funções, seu impacto na relação com a realidade interna e externa, na própria personalidade e nos relacionamentos pessoais. A falta de condições suficientes para enfrentar os difíceis conflitos surgidos pelas inevitáveis perdas pelo envelhecimento leva a uma inevitável comparação com as dificuldades iniciais da vida. Em termos simples, o irônico aforismo de nascermos com fraldas e de morrermos com fraldas.
A sensibilidade da direção de Florian Zeller e os desempenhos de Anthony Hopkins e de Olivia Olman muito valorizam a mensagem que os personagens que interpretam comunicam: a luta interna entre vida e morte e seu inevitável desfecho.

Dr João Carlos Braga

.

*Lembramos que o filme não será exibido, devendo ser assistido previamente. Disponível na Paramount e YouTube.

ATENÇÃO: nosso sistema mudou! Faça um novo cadastro para se inscrever e lembre-se que o link de participação já estará disponível em sua área restrita e não será mais enviado por e-mail!

Evento on-line gratuito. Inscreva-se! Vagas limitadas: www.sbprp.org.br