O Terças na Sociedade iniciará seus encontros deste ano de 2023 com o psicanalista, membro efetivo com funções didáticas da SBPRP, Paulo de Moraes Mendonça Ribeiro, trazendo o tema “Psicanálise do futuro”.
O encontro será híbrido e acontecerá no dia 07 de março, às 20:00, na sede da SBPRP e pela plataforma Zoom.

O que é “Psicanálise do Futuro”?
Este primeiro encontro do “Terças na Sociedade” da SBPRP trará uma reflexão sobre a especificidade e a singularidade da nossa ciência, a Psicanálise.
Vivemos tempos bizarros, questões de tempo e de espaço se tornaram relativos a partir da difusão ampla da internet; atualmente, em função dos aplicativos de mídias sociais, parece que tudo é para ontem… tudo acontece virtualmente e em tempo real… as pessoas não tem mais tempo para se relacionarem intimamente e o fazem principalmente através de uma tela… Valores secularmente aceitos sofreram grandes transformações, não se sabe mais onde está a verdade ou o que é ‘fake’, ideologias são tomadas como realidades. Essas mutações influenciaram fortemente o modo como as pessoas se relacionam consigo mesmas e com o Outro.
A psicanálise é um processo de intimidade, requer tolerância às frustrações e capacidade de espera; não só a psicanálise, mas o próprio desenvolvimento do psiquismo humano precisa dessas funções. Desde Freud, para que nossa mente evolua do “princípio do prazer” para o “princípio da realidade”, precisamos de espera e de esperança no futuro, do contrário, estaremos confusos e perdidos em relações mediadas por equipamentos tecnológicos, muitas vezes maravilhosos, mas que apenas simulam e imitam o que é Humano. Essas relações mediadas pelo inanimado, ao longo do tempo, transformam a personalidade do indivíduo, levando-o a um mundo de relação no qual o pensar/sentir fica, eventualmente, prejudicado.
Que tipo de relação humana é essa? Ainda temos lugar para psicanálise neste futuro, que na verdade já se faz presente? Que tipo de psicanálise temos para oferecer ao Homem do futuro?
Questões desta natureza serão articuladas de forma simples e espontânea nessa comunicação inaugural do “Terças” da SBPRP! Participem!
Deixe um comentário