A Mulher precisa ser celebrada sempre, pela força, pela delicadeza, pela harmonia conseguida entre funções tão diversas, pela complexidade de sua continência mental desenvolvida, e por sua luta, que expõe capacidades de  alçar vôos e ocupar espaços inconcebíveis durante os séculos. No dia 8 de março, torna-se imprescindível homenageá-la.

Neste ano de 2023 desejamos homenagear duas psicanalistas de nossa Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto, que por suas experiências “arqueológicas” realizadas nas profundezas de infinitos territórios mentais, nos legaram a sua arte e habilidade de cuidar do pensar. Falamos de Martha Maria de Moraes Ribeiro e de Suad Haddad de Andrade.

Ambas estão com livros de seus vários artigos científicos para serem lançados, através dos quais poderemos manter vivas em nós suas criações psicanalíticas com a apaixonada sofisticação que lhes era possível.

Martha Maria de Moraes Ribeiro

No livro de Martha, ela, com sua inteligência, delicadeza e generosidade, e conhecimento médico, endocrinologista que foi, compartilha conosco experiências psicanalíticas únicas, plenas ainda de sua erudição artística e sentimento amoroso pelo humano que a acompanharam sempre. Sua capacidade de compreender e aceitar no paciente   o distanciamento, a ira, as vicissitudes próprias da alma humana, entendendo-os como áreas de catástrofe, permitiu-lhe realizar transformações em desamparo e amor, denotando sua força, fé e beleza interior, que a enriqueceram como mulher.

Suad Haddad de Andrade

Em seu livro, Suad nos mostra através de seus inúmeros artigos, seu olhar de clareza apaixonada e lucidez penetrante, que sempre lhe pertenceram, revelando um interesse sempre renovado pela Filosofia e pela Psicanálise. Suas palavras de uma simplicidade e franqueza enriquecedoras ressoam em nós como se a ouvíssemos, em cada frase, mostrando para quem teve familiaridade com ela, ou não, sua capacidade reflexiva ímpar, plena de sabedoria adquirida em sua intimidade com a alma humana. 

O conselho Diretor da SBPRP biênio 2022/2024 presta sua reverência a todas as nossas mulheres psicanalistas através dessa homenagem a essas duas brilhantes pioneiras!