O Cinema e Psicanálise de Ribeirão Preto exibirá nesta sexta, dia 22, o filme “Juventude”, de Paolo Sorrentino. Saiba um pouco sobre esse talentoso cineasta italiano.

Paolo Sorrentino é cineasta e roteirista italiano, nascido em 1970 em Nápoles. Com 17 anos ficou órfão de ambos os pais. Depois de estudar por alguns anos na Faculdade de Economia, aos 25 abandonou seus estudos e entrou para o mundo do cinema.
Mesmo sem nunca ter estudado cinema, começou a escrever roteiros mais ou menos na mesma época em que perdeu os pais.
Trabalhou primeiro com textos de pequenas produções e curtas, até que alcançou reconhecimento internacional com “As consequências do Amor” (2004), premiado com cinco David di Donatello- Oscar da Itália, inclusive como Melhor Filme, Direção e Roteiro, e o levou para Cannes.
Seu primeiro filme fora de “casa” foi lançado em 2011, com “Aqui é o meu lugar”, fez carreira fora da Itália e com o filme “A Grande Beleza” (2013) recebeu o Oscar de melhor filme estrangeiro de 2014.
Foi produtor e roteirista da série “The Young Pope” (2016) e ,nesse mesmo ano, com o longa “A Juventude” concorreu na categoria de melhor canção original.
Seus filmes mostram um estilo barroco, surreal e existencialista, que questionam o poder e a religião. Sorrentino rompe claramente as barreiras do cinema comercial para mostrar a arte de alta qualidade, com sua sensibilidade estética, que nos lembra a de Fellini.
Não percam:
Deixe um comentário